Em consideração às competências e habilidades a serem desenvolvidas em filosofia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, cabe à filosofia contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto nos seguintes outros planos:
Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:
I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais.
II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores.
III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas
IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.
Está correto o que se afirma em
Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios" pode ser considerada coerentemente ética se
I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins.
II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los.
III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios.
IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.
Estão corretas somente as complementações contidas em
A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente.
Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.
( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades.
( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação.
( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato.
( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Buscando-se elementos da relação entre pensamento e experiência estética, nos deparamos com a manifestação filosófica do poeta Mallarmé: “a palavra não é a expressão de algo, mas a expressão de sua ausência. A palavra faz desaparecer as coisas e nos impõe o sentimento de uma falta universal e até de sua própria falta". Considerando os ensinamentos lógicos que o poeta apresenta, analise os seguintes itens:
I. A certeza da verdade imediata das coisas.
II. A universalidade é exposta como um terceiro elemento do discurso.
III. O discurso apresenta dois elementos: uma proposição e sua contraposição.
IV. A máxima “tudo é relativo" encontra um demonstrativo adequado.
Corresponde a ensinamento lógico do poeta o que consta em:
Quando se analisa a relação entre as Ciências Humanas e a Filosofia, constata-se que obstáculos epistemológicos foram ultrapassados e, em razão disso, foi possível demonstrar que os fenômenos são dotados de sentido e significação pois_______________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Pesquisas mostram que, no Brasil, ocorre, em média, um linchamento a cada dia; calcula-se que, nos últimos sessenta anos, um milhão de brasileiros participaram de atos dessa natureza.
Sob a perspectiva da ética, é correto afirmar que a prática do linchamento
O tipo de conhecimento denominado Filosofia encontra apropriada definição na caracterização de Maura lglésias como "saber pelo saber", o qual não está dirigida "a nenhuma solução de ordem prática" (IGLÉSIAS, Maura: 1999; 15). Seu surgimento é marcado pela oposição a um outro tipo de saber, qual seja, o mito. Nesse sentido, o que fundamenta a capacidade explicativa do mito é:
O teórico do Estado Nicos Poulantzas (1981; 17) afirma que "o Estado apresenta uma ossatura material própria que não pode de maneira alguma ser reduzida à simples dominação política. Deve se procurar o fundamento da ossatura material do Estado:
As discussões sobre a justiça são recorrentes não só às reflexões típicas da teoria do Estado, da ciência política, e do direito constitucional; elas figuram com destaque nos debates concernentes às relações entre ética e política. Norberto Bobbio, um dos mais proeminentes filósofos políticos do século XX. ao tomar a justiça como objeto de sua reflexão, detectou nela duas dimensões: 1) por um lado, há um tipo de justiça que "preside as trocas"; 2) por outro, há um tipo de justiça "na qual se inspira a autoridade pública" no que diz respeito à alocação de "honras e obrigações" (BOBBIO, N: 2009; 19). Os conceitos que, respectivamente, correspondem a tais definições de justiça são:
É mais do que sabido que muito do método científico moderno é fortemente tributário da reflexão de Kant. Deve-se à Crítica da Razão Pura a mais influente caracterização moderna da relação entre sujeito e objeto. No entanto, somente depois do estabelecimento de um conceito claro e preciso de Natureza é que os desdobramentos reflexivos mais complexos sobre os mais variados objetos podem se desenvolver. Nesse sentido, Kant, em sua obra sobre a Lógica (2014; 25) trata logo no início de definir o conceito de Natureza. Portanto, aquilo que, segundo Kant, permite que a Natureza seja inteligível é:
Leia o excerto seguinte.
[...] Se a ética, de forma geral, se ocupada do que é correto ou incorreto no agir humano, a ética aplicada trata de questões relevantes para a pessoa e a humanidade. Um tema é eticamente relevante quando considerado pela
maioria dos seres racionais, exemplificando, o uso sem limites dos recursos naturais. Conforme Singer, “uma parte importante da ética normativa corresponde à ética aplicada, que trata de questões práticas como aborto, a eutanásia, sobre se há justificativa em criar e em matar animais para a alimentação e sobre a obrigação de compartilhar nossa riqueza com aqueles que vivem em extrema pobreza em outros países”.
Trecho extraído do artigo escrito pelo Ph.D. Joaquím Clotet, Membro do Kennedy Institute of Ethics; Membro do Hastings Center; Professor da Faculdade de Medica da PUC/Rs. In.: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p.410.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Um episódio ocorrido na Copa do Mundo de futebol de 2014 causou espanto na sociedade brasileira. Os torcedores japoneses, após uma partida de sua seleção, coletaram e ensacaram o lixo por eles produzido na arquibancada durante o jogo.
Considerando-se os fundamentos sociais da ética, a atitude dos torcedores japoneses acima descrita
Sobre o materialismo histórico, é correto afirmar que um de seus fundamentos principais, tal como patenteado no Manifesto do Partido Comunista {MARX & ENGELS: 2005; 40), assevera que a "História de todas as sociedades até hoje existentes é a história das:
Na importante obra denominada Elementos da Lei Natural e Política, Thomas Hobbes qualifica um conjunto de faculdades as quais reputa como constitutivas à natureza humana (HOBBES: 2002; 93). Tal conjunto compreende, portanto a(o):