A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Por meio da educação e da cultura e do acesso às demais produções tecnológicas e intelectuais desenvolvidas pela humanidade ao longo de sua trajetória civilizatória, o ser humano tem a oportunidade de constituir uma personalidade moral.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.
Para Aristóteles, a vida política é guiada pelo prazer do reconhecimento e a ação no campo político é suficiente para conduzir o homem à felicidade.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.
Em relação à moral, o homem deve servir-se de si mesmo quando se autoimpõe a condição de menoridade.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
Conforme a filosofia cartesiana, de modo semelhante ao que propõe a física cartesiana, o ponto de partida mais seguro para exprimir as leis mencionadas no texto é o trabalho experimental.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.
Francis Bacon, especialmente na obra apresentada, enfatiza a importância do método experimental no estudo da natureza.
Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.
Nenhum dos filósofos do período citado no texto considera a metáfora do universo como um relógio compatível com a crença em um Deus criador.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: "Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados".
Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.
A despeito de diferenças fundamentais entre Nietzsche e Platão, ambos, quando se debruçam sobre o que se denomina arte, consideram o artista um imitador.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a
ler textos literários de modo filosófico.
Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.
A organização do ensino de filosofia com base na história dessa área de conhecimento garante uma forma legítima de doutrinação.
Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.
O ensino de filosofia baseado em áreas de estudo como ética, metafísica e estética não fere, necessariamente, a centralidade na história da disciplina.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.
Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
Na perspectiva didático-metodológica apresentada no texto, a construção de uma pedagogia do conceito requer que a escola incite os jovens a defender sua própria opinião como uma estratégia de fuga ao caos.
A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?
Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de belo, assinale a alternativa correta.
No campo da esfera privada dos indivíduos, mesmo havendo divergências, há consensos morais que valorizam ações generosas, leais, corajosas e humildes, entre outras. No campo da esfera pública, no entanto, parece que a prática dessas virtudes fundamentais não garante a retidão da conduta dos agentes responsáveis por decisões políticas. Por exemplo, o que fazer se a lealdade a um amigo é incompatível com um dever público ou quando uma decisão política a favor do bem comum acaba por prejudicar alguém da própria família?
Considerando as dificuldades de conciliar conduta virtuosa e dever cívico dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito ao conhecimento científico, é INCORRETO afirmar que: