No dimensionamento estrutural de uma ponte ferroviária, o trem-tipo corresponde:
Analise os equipamentos listados a seguir.
I. Rolo compactador de pneus autopropelido.
II. Trator agrícola.
III. Vassoura mecânica rebocável.
Na composição de custo do serviço micro pré-misturado a quente com asfalto polímero, faz(em) parte da patrulha mecânica considerada no SICRO:
Julgue os itens a seguir, acerca do tráfego urbano.
A implantação de semáforos em interseções viárias justifica-se pelo descrédito dos usuários em relação à sinalização realizada por outros meios, como faixas e placas indicativas de parada obrigatória.
Julgue os itens a seguir, acerca do tráfego urbano.
A taxa de ocupação da via é calculada com base no quociente entre a taxa do fluxo em determinado momento e o respectivo fluxo de saturação de um grupo de movimentos.
Julgue os itens a seguir, acerca do tráfego urbano.
O fluxo de tráfego de veículos em uma via é determinado pela contagem dos veículos que transitam em certa seção da
via durante determinado período.
Os bueiros são obras que têm por objetivo permitir a passagem livre das águas, de um lado para outro dos aterros, por baixo destes.
Chama-se bueiro esconso aquele que:
Julgue os itens a seguir, acerca do tráfego urbano.
Devido ao caráter dinâmico do trânsito, é necessária avaliação periódica do desempenho da operação do tráfego e
de sua fluidez em decorrência da programação semafórica ou em virtude de possível reprogramação.
Julgue os itens a seguir, acerca do tráfego urbano.
A segurança viária para o pedestre em semáforos consiste em andar normalmente durante a travessia da via enquanto o
sinal estiver verde e aumentar a velocidade das passadas quando o sinal estiver amarelo e intermitente.
A nomenclatura para identificação de Hidrovias Interiores segue o padrão de cinco caracteres, sendo os dois primeiros a sigla HN, de Hidrovia Nacional, o terceiro é um dígito correspondente ao código da região hidrográfica, e os dois últimos, a numeração da hidrovia dentro da região ou conjunto de regiões.
Essa última numeração será 00 para a via que nomeia a região hidrográfica e, a partir daí, em linhas gerais, a regra manda enumerar os afluentes:
Em se tratando de manutenção e conservação rodoviárias, o conjunto de operações destinadas a restabelecer as caraterísticas técnicas originais de um determinado trecho danificado, prolongando a sua vida útil é denominado:
Um determinado equipamento possui as seguintes parcelas de seu custo horário:
a. Depreciação horária: R$ 20,00;
b. Custo horário dos juros da oportunidade de capital: R$ 2,00;
c. Custo horário de manutenção: R$ 35,00;
d. Custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas: R$ 105,00;
e. Custo horário com mão de obra de operação: R$ 6,00; e
f. Custo horário com seguros e impostos: R$ 5,00.
De acordo com a metodologia de custos de infraestrutura de transporte do DNIT, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo desse equipamento serão, respectivamente, de:
O Manual de Pavimentação do DNIT é uma referência técnica nacional para o projeto de pavimentos.
De acordo com esse instrumento normativo, os pavimentos podem ser classificados ou tipificados em rígido, semirrígido ou flexível.
Apresenta um exemplo de pavimento semirrígido: