A passagem dos trens por uma linha férrea pode provocar deformações que comprometem a qualidade da via, gerando risco de ocorrência de acidentes.
Um tipo de deformação é o desalinhamento, que pode ser combatido por meio da retenção lateral dos dormentes, que é feita:
Indique, nos itens listados a seguir, as vantagens (V) e as desvantagens (D) dos dormentes de concreto em relação aos dormentes de madeira, em ferrovias.
( ) Resistência a descarrilamentos
( ) Durabilidade
( ) Resistência da grade
( ) Facilidade de manuseio
( ) Custo
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Quando um veículo ferroviário percorre um trecho em curva, fica sujeito à ação de uma força centrífuga, que força os frisos das rodas contra o trilho externo da curva, acelerando o processo de desgaste tanto dos frisos quanto dos trilhos. Para minimizar esses efeitos indesejáveis, implanta-se a superelevação, que é a inclinação da via nas curvas.
Acerca da superelevação, analise as afirmativas a seguir.
I. Ela reduz os defeitos superficiais e desgastes dos trilhos e do material rodante.
II. Ela deve ser inferior a um valor máximo por problemas de drenagem da via.
III. Ela é medida pela diferença de altura entre o trilho externo e o interno num determinado ponto da curva.
Está correto o que se afirma em:
Em se tratando de manutenção e conservação rodoviárias, o conjunto de operações destinadas a restabelecer as caraterísticas técnicas originais de um determinado trecho danificado, prolongando a sua vida útil é denominado: