De acordo com a Lei nº 7.498/1986, no Art. 12, “O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar”. Sobre as funções que cabem ao técnico de enfermagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Participar da programação da assistência de enfermagem.
( ) Executar ações gerenciais dentro da equipe de saúde.
( ) Prestar cuidados diretos ao paciente sob supervisão do enfermeiro.
( ) Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
( ) Participar no planejamento da assistência de enfermagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A vacina da BCG é administrada uma dose única, o mais precocemente possível logo após o nascimento, de preferência na maternidade. Sobre essa vacina, analise as assertivas abaixo:
I. É indicado 0,5 mL em crianças recém-nascidas até 11 meses e 29 dias e 0,1 mL para pessoas a partir de 1 ano de idade, via intradérmica.
II. Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal devem ser revacinadas.
III. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam esse peso.
IV. Em pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação deve ser adiada até a resolução do quadro clínico.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que corresponde ao fármaco de primeira escolha em uma parada cardiorrespiratória, indiferente do ritmo da parada, e que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca e da força de contração para o ventrículo, resultando no aumento do débito cardíaco.
Dentre as alternativas abaixo, qual a medicação que se enquadra na classe farmacológica dos betabloqueadores para que o técnico de enfermagem possa orientar o paciente de forma segura e eficiente?
O técnico de enfermagem tem uma prescrição médica indicando administrar 1 g de dipirona sódica em um paciente. A farmácia dispensa o fármaco na apresentação 500 mg/ml em 2 ml.
Quantos ml o paciente irá receber para que sua hipertermia seja controlada?
A lesão por pressão (LPP) é um dano na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, em resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o
cisalhamento (SOBEST, 2017). Ocorrem quando uma pressão aplicada à pele é superior à pressão capilar normal, levando à oclusão do vaso com redução da irrigação sanguínea, anóxia, formação do processo inflamatório e morte celular (Borges EL, Fernandes FP.
2014). As LPP são um indicador da qualidade dos cuidados e também um problema de saúde pública que acarreta sofrimento e diminuição da qualidade de vida das pessoas e seus cuidadores. Há estudos que relatam que as LPP são evitáveis, no entanto, as elevadas taxas de incidência e prevalência, mesmo em países desenvolvidos, mantem-se, sugerindo uma lacuna entre o conhecimento científico e a aplicação clínica do conhecimento. São principalmente causadas pela carga mecânica prolongada nos tecidos moles do corpo, os efeitos na microcirculação, a sua relação entre as forças externas aplicadas à pele e a resistência desta. A fisiopatologia descreve quatro mecanismos sobre os tecidos moles em resposta à carga mecânica: isquemia localizada, fluxo prejudicado do fluido intersticial e drenagem linfática, lesão de reperfusão e deformação celular persistente (Afonso C.; Azevedo GAM., Alves P, 2014). Isso posto, quanto à classificação da lesão por pressão, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o estágio com sua ocorrência:
Primeira coluna: estágio
(1) Estágio 1 - Pele íntegra.
(2) Estágio 2 - Perda da pele em sua espessura parcial.
(3) Estágio 3 - Perda da pele em sua espessura total.
(4) Estágio 4 - Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.
(5) Não classificável ou não estadiável.
(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda.
Segunda coluna: ocorrência
(__)Dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzento, verde ou castanho) ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida.
(__)Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso, tornando possível a osteomielite. Tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seco), epíbole, deslocamentos e túneis podem estar presentes.
(__)Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado. Úmido. Pode apresentar-se em bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. A equimose é um indicador de suspeita de lesão nos tecidos profundos.
(__)Eritema não branqueável ao toque digital. Em pele de pigmentação escura, a sua cor pode ser diferente à área circundante. Pode ser mais dolorido, intumescimento/amolecimento, quente/frio que o tecido adjacente.
(__)Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica de leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento. A descoloração pode apresentar-se diferente em pessoas com pele de tonalidade mais escura.
(__)Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado, descolamento, túneis.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais". Dessa forma, os cuidados paliativos devem incluir as investigações necessárias para o melhor
entendimento e manejo de complicações e sintomas estressantes tanto relacionados ao tratamento quanto à evolução da doença. Apesar da conotação negativa ou passiva do termo, a abordagem e o tratamento paliativo devem ser eminentemente ativos, principalmente em
pacientes portadores de câncer em fase avançada, onde algumas modalidades de tratamento cirúrgico e radioterápico são essenciais para alcance do controle de sintomas. Considerando a carga devastadora de sintomas físicos, emocionais e psicológicos que se avolumam no paciente com doença terminal, faz-se necessária a adoção precoce de condutas terapêuticas dinâmicas e ativas, respeitando-se os limites do próprio paciente frente à sua situação de incurabilidade. Dado o exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os princípios gerais dos Cuidados Paliativos:
l.Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes, como astenia, anorexia, dispneia e outras emergências oncológicas.
ll.Reafirmar vida e a morte como processos naturais.
lll.Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.
lV.Não apressar ou adiar a morte.
V.Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente em seu próprio ambiente.
Vl.Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.
Vll.Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.
É correto o que se afirma em:
Na cidade X, de 300.000 habitantes, havia, no final de 2022, 3.000 casos de dislipidemia familiar heterozigótica (DFH). Em 2023, foram diagnosticados 300 casos novos.
Em 2022, a prevalência de DFH foi de 0,1% na cidade X.
Julgue os itens subsequentes, com referência a aspectos práticos do trabalho em saúde e em enfermagem.
Considera-se que o método do processo de enfermagem orienta o pensamento crítico dos profissionais.
Um homem de 32 anos de idade, com aproximadamente 70 kg, dormia em sua residência quando um incêndio se iniciou. Ao acordar, ele teve dificuldade de abandonar a casa em chamas. Quando a equipe de bombeiros e dos socorristas do SAMU chegou ao local, encontrou a vítima consciente, levemente desorientada e sem sangramentos, com frequência cardíaca de 106 bpm; frequência respiratória de 26 ipm e pressão arterial de 90 mmHg × 62 mmHg. Foram observadas queimaduras de 2.º grau nas vibrissas nasais, nas sobrancelhas e nos membros superiores (posteriormente).
Acerca desse quadro clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.
Há indícios de lesão por inalação.
Julgue os itens a seguir, acerca de aspectos anatômicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais relevantes ao competente exercício da enfermagem.
Para o combate a infecções por fungos, está correta a orientação por tratamento que inclua medicamentos antimicóticos.
Considerando o disposto na legislação e os aspectos da regulação em saúde e em enfermagem no Brasil com impactos na realidade profissional, julgue os itens a seguir.
É vedada a prescrição de quaisquer medicamentos por profissionais de enfermagem, mesmo que tal procedimento
esteja estabelecido em programas de saúde pública.
Tendo como base conceitos e princípios da vigilância sanitária aplicada à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A análise dos dados é um componente essencial da vigilância em saúde do trabalhador, na medida em que possibilita o
conhecimento do perfil de morbimortalidade da população trabalhadora, cuja análise se baseia essencialmente nas
comunicações de acidente de trabalho emitidas pelas empresas, dada a ausência de outras fontes de dados.
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
Os fatores responsáveis pelo desencadeamento de uma crise asmática são conhecidos como gatilhos (triggers), destacando-se principalmente os alérgenos (poeira, ácaros, pólen, pelo de animais), seguidos de fumaça de cigarro, de
irritantes químicos e de poluição ambiental.
O Sistema Único de Saúde foi criado pela constituição de 1988. A lei n.º 8080/90 e suas atualizações dispõem sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Essa lei regula, em todo o território
nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. Isso posto, considerando-se os preceitos dessa legislação e suas atualizações, analise as alternativas a seguir:
I.A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício; esse dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitárioàs ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
II.Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País. A saúde tem como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. As ações de saúde se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.
III.Assistir às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
IV.O Sistema Único de Saúde é constituído por um conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídas
nesse contexto as instituições públicas federais, exclusivamente, de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
Em relação aos preceitos da lei n.º 8080/90 e suas atualizações, é correto o que se afirma em: