Sobre a vacina BCG, assinale a alternativa errada: A) Protege contra a tuberculose, doença que ainda tem grande incidência no Brasil.
O termo apojadura refere-se:
Sobre as vias de administração de medicamentos, e ângulos de aplicação, considere as afirmativas a seguir:
I. O volume máximo a ser administrado no músculo deltóide de medicamento é de 6ml.
II. Na via intradérmica é exclusivamente utilizada à agulha 40x12, por ser a via mais profunda de aplicação.
III. A aplicação correta da via intradérmica é identificada pela formação da pápula no local.
IV. Na administração de medicamento por via subcutânea em um paciente eutrófico, a introdução da agulha 25x8 deve ser feita com um ângulo de 90 graus.
V. Na região da punção venosa em caso de sinais de flebite, deve-se retirar e trocar o dispositivo de punção e providenciar outra via de acesso.
Conforme as afirmativas acima, está correto o que se afirma em:
Ao longo do pré-natal e período puerperal, os profissionais de Atenção Básica podem promover a sensibilização da gestante, familiares e cuidadores por meio de passos da alimentação saudável para crianças menores de dois anos. É imprescindível o conhecimento sobre os passos de uma boa alimentação conforme a faixa etária por toda a equipe de saúde para assim realizar as orientações. Analise as assertivas a seguir:
I. Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
II. A partir dos 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
III. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
IV. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher, começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência.
V. Oferecer a criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
De acordo com as assertivas acima, as orientações sobre uma boa alimentação estão corretas nas assertivas:
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, segundo grau ou de terceiro grau. Quanto às queimaduras, associe os itens abaixo com suas características:
I. Queimadura de primeiro grau.
II. Queimadura segundo grau.
III. Queimadura de terceiro grau.
( ) Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas.
( ) Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias.
( ) É indolor, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, não reepiteliza e necessita de enxertia de pele.
( ) Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Dependendo da profundidade a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa. Ou a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa. A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
( ) Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
Com relação ao papel da gerência de enfermagem, julgue o item a seguir.
Na confecção das escalas de horários da equipe de enfermagem, os itens a serem observados incluem o nível de cuidados a atingir em função dos recursos disponíveis e o atendimento, sempre que possível, dos interesses dos enfermeiros.
Julgue o item que se segue, relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar.
Os resíduos gerados nos ambientes de copa e cozinha são contaminantes, razão por que devem ser identificados por etiqueta com indicação de risco biológico.
Tendo em vista que o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos de serviços de saúde são práticas que devem seguir critérios técnicos e operacionais adequados, de modo a minimizar os riscos ao meio ambiente e à saúde pública, julgue o próximo item.
Todo processo de tratamento de resíduos gera novos resíduos. Assim, mesmo na incineração, há resíduo resultante que deve ter um destino final apropriado.
A respeito do saneamento ambiental em serviços de saúde, julgue o seguinte item.
Apenas em caráter absolutamente excepcional, em termos taxativamente expressos na lei, será autorizado o lançamento in natura dos efluentes líquidos provenientes de um estabelecimento de saúde em determinado rio, desde que esse curso d'água seja perene e pertença a uma única bacia hidrográfica.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem, em seu Artigo 2º da Resolução COFEN nº 358/209, que estabelece as etapas do processo de enfermagem, define implementação como
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC), n°15, de março de 2012, que aprovou o Regulamento Técnico que estabelece os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, os produtos para saúde semi-críticos são
Uma enfermeira foi convidada para trabalhar em uma clínica particular de pequeno porte de uma cidade do interior do estado, com 6 técnicos de enfermagem em seu quadro de pessoal e apenas ela como enfermeira. Como a clínica contava com um pequeno número de técnicos de enfermagem e realizava procedimentos de baixo risco, a enfermeira combinou com a direção de ir trabalhar apenas três dias durante a semana. O acordo entre a enfermeira e a clínica
A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Sobre os aspectos clínicos da doença em crianças, analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas as afirmativas
A obesidade é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças não transmissíveis, com destaque especial para as cardiovasculares e o diabetes. Sobre o processo de rastreamento inicial (prevenção primária) da obesidade, analise as orientações abaixo.
Estão corretas as orientações
Considerando o contexto epidemiológico da sífilis e da sífilis congênita no Brasil, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico laboratorial seja feito por técnicas variadas, também dependentes da fase da infecção, pois o tratamento da doença é dependente deste fator. Por essa razão, as gestantes tratadas requerem seguimento sorológico quantitativo mensal durante a gestação, com teste não treponêmico como