Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.
A duração da dor e o grau do desconforto torácico apresentado por um paciente estão sempre diretamente correlacionados com a seriedade da causa e com a necessidade de uma avaliação mais aprofundada.
Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.
São exemplos de contraindicações para a realização de uma prova de esforço cardíaco — eletrocardiograma de esforço — as seguintes condições clínicas detectadas em pacientes: insuficiência aórtica grave, miocardite ou pericardite aguda, hipertensão arterial não controlada, suspeita de infarto do miocárdico e angina instável.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
A fibrilação ventricular é caracterizada pela ausência de batimento cardíaco audível, de pulso palpável e respiração, o que ocasiona a ausência de atividade cardíaca coordenada, tornando a parada cardíaca e a morte iminentes, caso a arritmia não seja corrigida. Por isso, a desfibrilação inicial é necessária à sobrevida, devendo ser realizada a imediata reanimação cardiopulmonar (RCP) pelo observador até que a desfibrilação esteja disponível.
Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
A anamnese de enfermagem é fundamental para identificar casos como o de gestante que, ao dar entrada na emergência, apresente quadro de infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento de ST (NSTEMI), tendo, por essa razão, contraindicação de administração de fibrinolíticos.
Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em cardiopatias diversas.
Após intervenções coronarianas percutâneas (PTCA) com acesso por membros inferiores, a enfermagem, ao identificar ocorrência súbita de hipotensão arterial, com dor abdominal ou nas costas, taquicardia e agitação do paciente, deve suspeitar de complicação cirúrgica como hematoma retroperitoneal, notificando a equipe médica para diagnóstico e cuidados imediatos.
As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um problema de saúde pública com repercussão nos custos assistenciais e aumento da morbidade e da mortalidade nos serviços de saúde. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
A presença do tubo endotraqueal em pacientes em ventilação mecânica contribui para a ocorrência de pneumonia.
Acerca da terapêutica com drogas vasoativas, julgue o item subsecutivo.
O levosimendam é um inotrópico e vasodilatador da classe dos agentes sensibilizadores de cálcio, indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca avançada.
No que se refere à avaliação neurológica do paciente em cuidados intensivos, julgue o item subsequente.
A aspiração de secreções orotraqueais pode provocar a elevação dos valores da pressão intracraniana.
Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.
A manutenção da temperatura corporal entre 32 ºC e 34 ºC é um dos cuidados pós-parada cardiorrespiratória em pacientes sem resposta na avaliação neurológica.
Com referência ao choque séptico, julgue o item que se segue.
O escore qSOFA tem os seguintes componentes: rebaixamento de nível de consciência, frequência respiratória igual ou superior a 22 irpm e pressão arterial sistólica inferior a 100 mmHg.
Acerca dos indicadores hospitalares, julgue o próximo item.
O tratamento de risco em unidades de saúde pode ser realizado por partilhamento ou transferência do risco para outra instituição por meio de contrato.
Com relação à biossegurança em um serviço de hemoterapia, julgue o item a seguir.
Os tubos de ensaio com amostra de sangue proveniente da coleta de sangue de doadores e(ou) de aférese devem ser descartados/acondicionados em recipientes impermeáveis com tampa que permitam o transporte seguro do local de origem até o local de tratamento interno ou externo — por autoclavação, micro-ondas ou incineração — e identificados com símbolo de risco biológico; depois de tratados devem ser acondicionados em sacos vermelhos e encaminhados para a disposição em aterro sanitário.
A respeito da gestão de qualidade laboratorial, julgue o item subsequente.
O serviço de hemoterapia deve possuir equipamentos suficientes e compatíveis com as atividades realizadas, devidamente identificadas, bem como estabelecer programa que inclua qualificação, calibração, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e instrumentos, mantendo os respectivos cronogramas e registros.
Dois pacientes, A e B, adultos, do sexo masculino, foram submetidos à realização de hemograma. Nesse exame, os pacientes apresentaram os eritrogramas mostrados a seguir.
Considerando os dados dos eritrogramas e os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue o item que se segue.
Caso seja realizado eletroforese de hemoglobina no paciente A e a alteração detectada for a presença de hemoglobina H, então o paciente deverá ser diagnosticado como portador de β-talassemia.
No que diz respeito ao sistema hematopoiético e à produção das células sanguíneas, julgue o item subsecutivo.
A eritropoetina é um fator de crescimento regulador da eritropoiese que pode ser administrada terapeuticamente na forma recombinante em casos de anemia da insuficiência renal crônica e autotransfusão.