Apesar de ser uma opção de tratamento para prolongar a vida, o transplante é considerado extremamente estressante para a família, devido a extensas avaliações médicas; períodos longos de espera, doação e hospitalização; separação de membros da família; altos custos financeiros; necessidade de fixar residência em outra cidade; necessidade de abandonar atividades rotineiras, trabalho e lazer; longo acompanhamento ambulatorial após a alta, com possibilidade de complicações decorrentes do tratamento; e a iminência da morte como ameaça onipresente.
Tendo o tema do fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo às estratégias para o enfrentamento, pelo profissional de enfermagem, de situações estressantes envolvendo o paciente e a família diante do transplante.
As estratégias para o enfrentamento de situações estressantes podem ser definidas como esforços de natureza cognitiva, afetiva e comportamental para lidar com exigências consideradas pelo indivíduo como excessivas relativamente aos seus recursos adaptativos.
No que diz respeito ao transplante cardíaco, julgue o item que se segue.
Infecções bacterianas não tratadas com antibióticos contraindicam a realização de transplante cardíaco. Contudo, pacientes com infecções sistêmicas, porém tratadas nas últimas 48 h com antibióticos, e evidências laboratoriais indicativas de controle do processo infeccioso, podem ser submetidos ao transplante cardíaco.
No que diz respeito ao transplante hepático, julgue o seguinte item.
Algumas das soluções comerciais destinadas à preservação do fígado disponíveis no mercado incluem Viaspan, Celsior, Custodiol, Euro Collins e Soltran. Ressalta-se que o armazenamento prolongado contribui para o aumento da incidência de não funcionamento do enxerto e de lesão biliar isquêmica.
Com relação aos transplantes renal e de pâncreas, julgue o item a seguir.
O transplante de pâncreas é uma forma de reposição de células beta que pode restaurar a normoglicemia em pacientes diabéticos. O pâncreas isolado de doador post mortem será descartado quando houver antecedentes de diabetes insipidus.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, hígida, não tabagista, vítima de acidente automobilístico, com traumatismo craniencefálico grave, trauma torácico e hemotórax bilaterais, foi submetida a drenagem bilateral de tórax, tendo apresentado melhora significativa do quadro respiratório, mas grave piora do quadro neurológico. Nessa circunstância, foi aberto protocolo para diagnóstico de morte encefálica (ME), que foi constatada após realização de todos os testes necessários preconizados em lei.
Com relação a esse quadro clínico e a aspectos relacionados ao transplante de pulmão, julgue o item subsecutivo.
Semelhante à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), a disfunção primária de enxerto é definida pela relação PaO2/FiO2 < 300 associada a infiltrado radiológico nas primeiras 72 h após o transplante pulmonar.
Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.
Na prestação da assistência em enfermagem, o profissional deve buscar proporcionar qualidade de vida à pessoa e a sua família, inclusive no processo de luto, em caso de morte.
Com referência à atuação da equipe de enfermagem em centro cirúrgico, julgue o item que se segue.
Constitui material cirúrgico todo o conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que sejam utilizados para a execução de determinado procedimento cirúrgico e que entrem em contato direto ou indireto com a região operada.
Com referência à atuação da equipe de enfermagem em centro cirúrgico, julgue o item que se segue.
O objetivo do manejo de enfermagem para o paciente em unidade de recuperação pós-anestésica restringe-se, basicamente, à avaliação da função renal.
Julgue o item a seguir, referente a infecção hospitalar.
O programa de controle de infecção hospitalar compreende um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de reduzir ao máximo possível a incidência de infecções hospitalares.
Acerca da atuação de medicamentos no organismo humano, julgue o item seguinte.
Medicamentos anti-histamínicos têm a função de reduzir ou eliminar os efeitos da histamina, que é um mediador químico secretado pelo corpo especialmente nos casos de reação alérgica.
Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.
A absorção de determinados medicamentos é mais rápida pela via subcutânea que pela via intramuscular.
Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.
Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.
Lúcia deverá checar, imediatamente, a responsividade de André, comprimindo um dos dedos dele para verificar se ele responde ao estímulo doloroso.
Acerca do controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cujas incidências têm tornado esse controle uma prioridade para os órgãos de vigilância epidemiológica brasileiros, julgue o item subsequente.
Quando forem indicados para a confirmação diagnóstica de DST, os exames laboratoriais deverão ser agendados para sete dias após a primeira consulta, com o objetivo de minimizar as chances de resultados falsos-negativos decorrentes de possíveis janelas imunológicas.
Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.
O Ministério da Saúde recomenda que a consulta de rastreamento para população-alvo de DM seja realizada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem da unidade básica de saúde, devendo os casos suspeitos ser encaminhados ao médico, em momento posterior, para confirmação ou não do diagnóstico.
Tendo em vista que o Conselho Federal de Enfermagem publicou recentemente o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem por meio da Resolução COFEN n.º 564/2017, julgue o item a seguir à luz das prescrições dessa nova norma.
É dever do técnico de enfermagem manter sigilo sobre fato de que tenha tido conhecimento em razão da atividade profissional, exceto se o fato for de conhecimento público.