Julgue o próximo item, no que se refere à higienização das mãos.
A escolha do produto para higienizar as mãos está amparada pela necessidade de remover a microbiota transitória e(ou) residente na pele das mãos.
Julgue o item subsecutivo, com relação a precauções e isolamentos.
A higienização das mãos é uma medida de precaução padrão recomendada antes do risco de exposição a fluidos corporais do paciente.
No que concerne a infecções relacionadas a assistência à saúde, julgue o item que se segue.
A retirada da placenta pela tração do cordão umbilical é recomendada como medida de prevenção e controle da infecção puerperal em momento intraoperatório.
Acerca de assuntos relacionados a anatomia e fisiologia da gestação, julgue o próximo item.
Decorridas vinte semanas de gestação, o líquido amniótico consiste, em grande parte, em urina fetal.
Acerca de recomendações de acolhimento em ginecologia e obstetrícia no âmbito do SUS, julgue o item a seguir.
Inclui-se na estratégia Rede Cegonha do SUS a atenção a crianças de até vinte e quatro meses de idade.
A respeito de epidemiologia no contexto da obstetrícia, julgue o item que se segue.
Os acidentes vasculares cerebrais são mais raros em mulheres no período pós-parto.
Julgue o item seguinte, tendo como referência os protocolos de avaliação clínica em enfermagem obstétrica.
A classificação de risco das pacientes imunodeprimidas somente será elevada se elas estiverem em trabalho de parto.
Julgue o próximo item, com relação a diagnóstico laboratorial e de imagem no contexto da enfermagem obstétrica.
Os teores de ureia e de creatinina na urina da gestante costumam apresentar-se elevados durante a gravidez normal.
Em relação aos cuidados mediatos e imediatos do recém-nascido, julgue o item subsequente.
Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K para a profilaxia da doença metabólica.
As altas taxas de mortalidade materna representam um desafio à saúde pública no Brasil. Para evitar as mortes, é fundamental o atendimento adequado e ágil às emergências obstétricas. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a massagem uterina contínua é recomendada como intervenção para prevenir a hemorragia pós-parto em mulheres que tenham recebido ocitocina profilática.
O projeto Apice On — aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia — foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2017, servindo como nova ferramenta para melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres e de seus bebês. Com referência a esse projeto, julgue o item a seguir.
Segundo esse projeto, os hospitais de ensino são considerados os mais favoráveis para a promoção de mudanças no ensino, na gestão e nos modelos de atenção.
A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.
O uso de anticoncepcional injetável trimestral pode ser iniciado a qualquer momento no pós-parto, desde que a mulher não esteja grávida e esteja amamentando de forma exclusiva ou parcialmente e que a menstruação não tenha retornado. No caso da opção por essa forma de contracepção, é recomendado o uso de algum método contraceptivo de apoio por sete dias.
Segundo as recomendações de rotina no pré-natal, julgue o item a seguir.
Recomenda-se à gestante com quadro de anemia leve a moderada (entre 8 g/dL e 11 g/dL) a ingestão de 200 mg/dia de sulfato ferroso.
A enfermagem obstétrica possui papel fundamental nos diversos ciclos de saúde da mulher, entre eles o puerpério. Acerca das transformações nesse período, julgue o próximo item.
Perturbação do apetite, sentimento de inadequação e rejeição do bebê, pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida são alguns dos sintomas característicos do chamado baby blues.
De acordo com a Resolução n.º 2.173/2017, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determina os critérios para o diagnóstico de morte encefálica, julgue o item subsequente.
Para o diagnóstico de morte encefálica (ME), serão considerados especificamente capacitados médicos examinadores que tenham, no mínimo, um ano e meio de experiência no atendimento de pacientes em coma e tenham acompanhado ou realizado pelo menos dez determinações de ME ou curso de capacitação para determinação em ME.