No que concerne à importância da auditoria para a enfermagem, julgue o item subsecutivo.
A participação do credenciamento e da contratação de serviços ou de profissionais não é objeto da auditoria, pois se trata de questões próprias da área jurídica das empresas de saúde.
A origem das técnicas de auditoria é remota, sendo elas existentes desde o início da atividade econômica do homem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
A difusão e o emprego da auditoria no mercado de trabalho atual para garantir a qualidade dos serviços prestados a seus clientes consistem em fenômeno mais restrito ao Brasil devido às características do modelo de assistência à saúde nacional, no qual há grandes problemas de superfaturamento de contas, principalmente no setor público de saúde.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
A regulação para a utilização dos serviços de saúde suplementar é diferenciada para a população inserida em um mesmo plano de saúde, levando-se em consideração para essa diferenciação o grau de parentesco.
Em relação à função do enfermeiro-auditor, julgue o item a seguir.
O enfermeiro-auditor, quando no exercício de suas funções, deve ter visão holística, considerando a qualidade de gestão, qualidade de assistência quanticoeconômico-financeira e tendo sempre em vista o bem-estar do ser humano como paciente/cliente.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
A hierarquização dos serviços de saúde do sistema de saúde brasileiro deve proceder à divisão em níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis em uma dada região.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
A probabilidade de um paciente ser internado em um hospital diminui com a disponibilidade de leitos e de unidades de atenção básica, e aumenta com a distância entre o município onde vive o paciente e o local onde o serviço está disponível.
Julgue o item seguinte, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil.
A mudança no perfil etário da população brasileira acarreta uma transição epidemiológica, com consequente aumento nos custos das doenças infectocontagiosas, o qual se reflete no desenvolvimento econômico do país.
JMS, cinquenta e nove anos de idade, portador de doença arterial coronariana (DAC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, deu entrada na emergência do hospital após fratura exposta de fêmur. Apresentava pressão arterial = 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca = 56 bpm, frequência respiratória = 19 irpm, temperatura = 35,9 ºC. Foi classificado na emergência como risco amarelo e foi atendido pelo médico após 3 h e 50 min.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tempo máximo para o atendimento médico desse paciente deveria ser de 1 h.
Durante um atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória, o médico que estava na liderança não conseguia entubar o paciente, e a enfermeira que o acompanhava, que tem o domínio da técnica de entubação, resolveu realizar o procedimento.
Considerando os aspectos legais envolvidos nessa situação, julgue o item seguinte.
Quando o profissional de enfermagem tem domínio da técnica de entubação, é facultado a ele realizar o procedimento.
À luz da norma regulamentadora NR 32, que dispõe sobre os princípios de biossegurança, julgue o item que se segue.
A luva de procedimentos é utilizada para garantir proteção do paciente apenas e para evitar a disseminação de microrganismos no hospital.
No que se refere às metas internacionais de segurança do paciente, julgue o item a seguir.
A meta número 4 de segurança do paciente consiste em garantir a realização de cirurgia segura.
Acerca dos cuidados de enfermagem para evitar queda intra-hospitalar, julgue o item subsequente.
A escala de Braden é utilizada para a mensuração do risco de queda dos pacientes internados em hospitais.
De acordo com o protocolo de cirurgia segura, julgue o item a seguir.
Os tempos do protocolo de cirurgia segura são sign in, time in e time out.
No que concerne à passagem de informações no modelo SBAR, julgue o item a seguir.
A passagem de plantão de um turno para outro deverá seguir o modelo de passagem de informações SBAR.
A nutrição enteral (NE) e a nutrição parenteral (NP) são mecanismos utilizados para oferecer ao paciente a quantidade adequada de nutrientes e medicamentos por meio de entubação gastrintestinal e de infusão venosa, respectivamente. Acerca da assistência de enfermagem aos pacientes em uso desses métodos, julgue o item que se segue.
O enfermeiro deve avaliar regularmente, por meio de aferição do volume gástrico residual, as quantidades de alimento ou de líquido aceitas pelo paciente em uso de NE. Nenhum líquido aspirado deve ser readministrado ao paciente, devido ao risco elevado de broncoaspiração.