Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar),
transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer. Isso posto, assinale a alternativa com a afirmação correta:
Ato de agir perigosamente, agir com falta de moderação ou precaução. Essa é a definição de:
Assinale a alternativa que corresponde ao fármaco de primeira escolha em uma parada cardiorrespiratória, indiferente do ritmo da parada, e que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca e da força de contração para o ventrículo, resultando no aumento do débito cardíaco.
O técnico de enfermagem tem uma prescrição médica indicando administrar 1 g de dipirona sódica em um paciente. A farmácia dispensa o fármaco na apresentação 500 mg/ml em 2 ml.
Quantos ml o paciente irá receber para que sua hipertermia seja controlada?
Dentre as alternativas abaixo, qual a medicação que se enquadra na classe farmacológica dos betabloqueadores para que o técnico de enfermagem possa orientar o paciente de forma segura e eficiente?
Primando pela melhoria do atendimento à população no campo da saúde pública, o(a) enfermeiro(a), enquanto agente de transformação social, busca a organização e a operacionalização do seu processo de trabalho a partir da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), determinada pela resolução n.º COFEN 358/2009. A SAE, a partir de métodos, diretrizes, normativas, instrumentos orientativos, torna possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. Este é um instrumento metodológico que orienta o cuidado
profissional e a documentação necessária da prática, tornando evidente a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população. O Processo de Enfermagem se organiza em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Dada a temática, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a etapa com sua descrição:
Primeira coluna: etapa
(1) Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem).
(2) Diagnóstico de Enfermagem.
(3) Planejamento de Enfermagem.
(4) Implementação.
(5) Avaliação de Enfermagem.
Segunda coluna: descrição
(__)Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados, que culmina com a tomada de decisão sobre as necessidades de cuidados de enfermagem, que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
(__)Processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
(__)Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença. E de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.
(__)Realização das ações ou intervenções determinadas.
(__)Determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a
realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. Dada essa temática, acerca do câncer de próstata, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tópicos com seus exemplos correspondentes:
Primeira coluna: tópicos
(1) Sinais e Sintomas.
(2) Fatores de risco.
(3) Prevenção.
(4) Tratamento.
Segunda coluna: exemplos
(__)Idade, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade.
(__)Alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
(__)Dificuldade de urinar; demora em começar ou terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
(__)Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Cirurgia e radioterapia podem estar associadas ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Em 2024, entre as semanas epidemiológicas 1 e 5 (01/01/24 a 09/02/24), foram notificados 408.351 casos prováveis de dengue, antecipando e superando o pico alcançado em 2023, entre as semanas epidemiológicas 14 e 19. As regiões com maior número de casos até o momento em 2024 são o Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo. Essa situação epidemiológica gera grande aumento de demanda nos serviços de saúde, tanto para assistência quanto para diagnóstico de doenças febris agudas (Nota Técnica N.º 16/2024-CGLAB/SVSA/M). Isso posto, considere as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)As manifestações clínicas da dengue são, de modo geral, inespecíficas, dificultando o diagnóstico definitivo e podendo comprometer a instituição oportuna de condutas terapêuticas adequadas. Outros agravos que se manifestam clinicamente de forma semelhante à
dengue incluem doenças febris com ou sem exantema, incluindo infecção por parvovírus B19, sarampo, rubéola, malária, leptospirose e outras arboviroses (Zika, chikungunya, febre amarela, Mayaro e Oropouche, por exemplo), algumas delas ocorrendo com a mesma
sazonalidade, resultando em um obstáculo adicional para o diagnóstico baseado exclusivamente no quadro clínico.
(__)Os métodos disponíveis para o diagnóstico etiológico da dengue em ambiente laboratorial incluem pesquisa do genoma viral por biologia molecular, com ou sem identificação simultânea do sorotipo viral, pesquisa de antígenos virais (Elisa -NS1) e pesquisa de anticorpos contra o vírus (IgM e IgG), havendo disponibilidade no mercado de kits registrados na Anvisa de diferentes produtores.
(__)Anticorpos são produzidos pelo organismo humano como parte da resposta imunológica à infecção pelo vírus dengue. Os anticorpos da classe M começam a ser produzidos nos primeiros dias após o início dos sintomas, por volta do quinto dia, aumentam rapidamente em 14 dias e começam a diminuir depois desse período, podendo ficar detectáveis por 2 a 3 meses. Em pessoas que tiveram dengue anteriormente, os níveis de anticorpos IgM e IgG são mais altos que na primeira infecção, podendo resultar em resultados negativos ou em períodos mais curtos de detecção para essas classes de imunoglobulina. Devido a essas características, o Teste Rápido é considerado um método eficaz de diagnóstico, pois detecta IgM e IgG e sugere, se positivo, a ocorrência de uma infecção recente.
(__)A dengue é uma doença de notificação compulsória e todos os casos devem ser notificados, antes mesmo da realização de qualquer teste diagnóstico. O uso do teste condiciona a conduta clínica, especialmente diante da ocorrência de surtos e da presença de sinais de alarme e gravidade, os quais indicam atenção diferenciada conforme estabelecido no Guia de Diagnóstico e Manejo Clínico de dengue vigente. Destaca-se, ainda, que os casos negativos podem indicar a circulação de outras arboviroses, tais como chikungunya e Zika, e a
notificação e investigação auxiliarão na tomada de decisão quanto às ações de vigilância e assistência.
(__)Os testes rápidos não permitem identificar o sorotipo viral, informação importante para a vigilância e para o conhecimento sobre a dinâmica da circulação dos vírus e sobre características clínicas decorrentes da infecção pelos diferentes sorotipos. Adicionalmente, as amostras coletadas para realização do Testes Rápidos (TR) não possibilitam realização posterior de métodos confirmatórios; a sensibilidade e a especificidade dos TR podem variar consideravelmente e dependem do estágio e do tipo de infecção (primária ou secundária) e do sorotipo infectante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
O acolhimento nos serviços de saúde é o início de um projeto terapêutico, pois o adoecer tem diferentes significados para cada pessoa, com variações da manifestação de sofrimento conforme a capacidade individual do paciente de lidar com problemas físicos, mentais e sociais.
Os maus hábitos de vida são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte no Brasil.
Considerando esse contexto, julgue os itens seguintes, acerca das recomendações e dos tratamentos estabelecidos pelos programas de promoção da saúde do Ministério da Saúde.
Não há evidências de benefícios decorrentes dos treinamentos resistidos para a redução da pressão arterial, por isso recomenda-se aos pacientes hipertensos a prática sistemática de exercícios aeróbicos.
Uma enfermeira do trabalho foi designada para compor equipe de trabalhadores contratada por uma empresa de
prospecção de petróleo que atua em região silvestre.
Considerando a situação hipotética precedente, julgue os itens que se seguem, pertinentes a medidas de prevenção de possíveis riscos ocupacionais e de doenças silvestres.
A equipe de trabalhadores deve ser orientada a evitar contato físico com morcegos ou com outros animais silvestres, como saguis e guaxinins, dado o risco de contrair raiva.
Em relação à assistência de enfermagem em saúde coletiva, incluindo-se a saúde mental do trabalhador, julgue os itens
a seguir.
Cefaleia é um dos sintomas mais frequentemente observados pelas equipes de saúde, e sua principal causa é secundária à hipertensão arterial, devendo-se dar atenção, também, à possibilidade de doenças intracranianas graves, como aneurismas, tumores ou infecções cerebrais, responsáveis por 10% dos casos de cefaleia.
Tendo como base conceitos e princípios da vigilância sanitária aplicada à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A adoção de medidas de prevenção de doenças e agravos e de proteção da saúde do trabalhador pressupõe o conhecimento e o cumprimento, por empregadores e trabalhadores, da legislação e normas técnicas, tanto no
âmbito nacional quanto no internacional.
Considerando o disposto na legislação e os aspectos da regulação em saúde e em enfermagem no Brasil com impactos na realidade profissional, julgue os itens a seguir.
Entre os profissionais que podem, privativamente, exercer a enfermagem no Brasil, estão parteiras abrangidas pela lei
federal de regulamentação do exercício de enfermagem.
De acordo com a Lei nº 7.498/1986, no Art. 12, “O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar”. Sobre as funções que cabem ao técnico de enfermagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Participar da programação da assistência de enfermagem.
( ) Executar ações gerenciais dentro da equipe de saúde.
( ) Prestar cuidados diretos ao paciente sob supervisão do enfermeiro.
( ) Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
( ) Participar no planejamento da assistência de enfermagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: