A década de 1990 foi um marco histórico para a educação
física escolar, pois alguns autores propuseram abordagens
progressivas com base na teoria do marxismo, que exige do
professor de educação física uma visão política que se opõe
ao tecnicismo tão enraizado nas práticas esportivas. No que
tange a essas abordagens, é correto afirmar que a abordagem
crítico-emancipatória visa a
Assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, exemplos de danças populares brasileiras.
Assinale a alternativa que corresponde à tendência pedagógica cujo enfoque metodológico desenvolve-se por meio de ações problematizadoras e realiza-se em uma ação participativa em que professor e alunos interagem na resolução de problemas e no estabelecimento de temas geradores.
Dentre as diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola, assinale a alternativa que apresenta a proposta cuja fundamentação está relacionada ao conceito de aptidão física.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de jogo cuja característica é de recriar a realidade em que os alunos são personagens ativos da atividade, estimulando a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e a ressignificação do mundo real.
Assinale a alternativa que representa o tipo de dança cujas coreografias são baseadas em músicas clássicas de grandes compositores.
Assinale a alternativa que apresenta o esporte cujos sistemas defensivos mistos mais utilizados são 1-1-3, triangle-and-two, box-one e diamond-one.
Assinale a alternativa que apresenta um importante conceito que o professor deve considerar ao trabalhar a unidade temática Esportes no contexto escolar.
A presença da ginástica nos programas escolares se faz legítima na medida em que permite ao aluno a interpretação subjetiva das atividades ginásticas, através de um espaço amplo de liberdade para vivenciar a(s)
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
A _______________ é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, as etapas e as modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e os recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. Seu atendimento educacional pressupõe identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
A BNCC ressalta que as práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais. Isso significa dizer que elas
A variedade é uma das principais características da brincadeira. Com e sem materiais, tradicionais e contemporâneas, com brinquedos comerciais ou construídos, cantadas ou não, realizadas em grandes ou pequenos espaços, com muitos ou poucos participantes, seria inviável descrever todas as categorias existentes. Apesar de tantas diferenças, é possível extrair um traço em comum. Na maioria das vezes, as brincadeiras
Leia o excerto abaixo.
As atividades físicas/práticas corporais têm assumido um importante papel nas sociedades. De certa forma, tem sido reconhecido seu significado para a saúde, educação, cultura, lazer e outros aspectos da vida social. De fato, não parece haver dúvidas de que a prática de exercícios, de esportes, danças, lutas, ou quaisquer outras atividades/práticas corporais, tem atravessado nossa vida cotidiana e feito parte de nossas manifestações de cultura corporal. Por outro lado, é possível perceber determinadas contradições que envolvem tais práticas, de forma que os sentidos sociais a elas atrelados podem, ao mesmo tempo, trazer aspectos positivos e negativos.
(PALMA, A. Tensões e possibilidades nas interações entre educação física, saúde e sociedade”. In: WACHS, F; LARA, L.; ATHAYDE, P.
Atividade física e saúde. Natal: EDUFRN, 2020. p. 15-27, p. 23)
Exemplifica a contradição mencionada pelo autor:
Dentre as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física para incluir estudantes com deficiência intelectual em suas aulas, destacam-se as dificuldades atribuídas
I. à formação docente.
II. às estratégias de ensino utilizadas.
III. à gestão escolar.
Está correto o que se afirma em
Leia o excerto abaixo.
A Ginástica Para Todos, nomenclatura atual da antiga Ginástica Geral, se encaixa no campo de atuação da ginástica de demonstração, uma vez que, diferente das modalidades esportivizadas, não possui código de pontuação sendo, essencialmente, não competitiva.
(SANTOS, T. T. S. A Ginástica Para Todos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde,
Campinas, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./dez.2018. p. 455)
Alicerçam a prática da Ginástica Para Todos: