Segundo Darido (2003), as várias abordagens da Educação Física tem em comum a tentativa de romper com o modelo:
Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.
As aulas de educação física possuem estruturas que permitem ao professor explorar vários objetivos esportivos; por isso, a necessidade de organizar o planejamento em exercícios de aquecimento, exercícios de flexibilidade e agilidade, jogos esportivos e, por fim, volta à calma.
Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.
A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.
Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.
A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.
Os três padrões pertencem ao domínio motor, uma vez que eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de aptidão física esperados.
Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).
Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve
posicionar o jogador em decúbito dorsal e realizar quinze compressões com as mãos sobrepostas sobre metade inferior do esterno do jogador, seguidas de uma ventilação, até a chegada do serviço médico especializado.
O conhecimento da cultura corporal é de natureza:
Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.
A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.
Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.
A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.
Os padrões A e C relacionam-se ao domínio motor, e o padrão B, ao domínio afetivo.
A massagem cardíaca é indicada para qual ocorrência de primeiros socorros?
Nas aulas de Educação Física de uma mesma turma, composta de um grupo de alunos com uma idade cronológica semelhante, pode-se observar que algumas meninas podem ter vantagem ou desvantagem nos testes de aptidão física devido ao estado maturacional. Um dos mais usados indicadores de maturação sexual feminino, que caracteriza um importante evento de dimensão biológica das adolescentes, é denominado:
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Ao utilizar jogos e brincadeiras, o professor deve adotar estratégias didáticas que favoreçam a participação dos alunos quanto às possibilidades de alteração, adaptação e elaboração de novas experiências coletivas.
Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.
A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.
Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.
A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.
Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.
Os principais procedimentos que podem ser usados por um socorrista no controle da hemorragia externa são: Assinale a alternativa INCORRETA:
Observe a afirmação a seguir: “Representa uma complexidade cultural diante do desenvolvimento da criança, ou seja, todos são moldados pelo meio social e pela escola." Essa afirmação diz sobre:
Leia o texto a seguir.
O trecho acima evidencia as relações entre técnica e tática
no ensino do basquetebol. Na perspectiva teórica que
orienta as reflexões de Daólio e Velozo (2008),
A prática de exercícios físicos de forma habitual é considerado um hábito de vida saudável. São alguns dos benefícios do exercício físico:
A proxêmica é definida como “o uso do espaço pessoal em um meio social enquanto produto cultural específico” (Hall. 1977, citado em Arroyo e Silva, 2012) Assinale a opção que apresenta as quatro categorias corretas para esse conceito.