Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com Malina & Bouchard (2002), o conceito de maturação sugere um progresso em direção a um estado de amadurecimento. Cada pessoa apresenta um “relógio biológico” inato dentro de si que parece regular seu desenvolvimento em direção ao estado de amadurecimento. A ideia de maturação depende, particularmente, dos sistemas que serão analisados, mas a questão relevante é que as pessoas terão variações quanto ao nível de maturação que atingem em um determinado período da vida e na taxa de maturação ao longo do tempo. Dentro dessa perspectiva, é possível afirmar que:

Assinale a alternativa que indica os três principais sistemas de produção de energia para a ação do músculo esquelético.

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afi rma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação”. Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista, competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos, havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza teórica e didática.

Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?

b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?

Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica exercida externamente, a especialização prematura em habilidades motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver valores humanos.

Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar. Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.

Em anatomia, olécrano ou olecrânio é um termo que se refere a um acidente ósseo localizado

São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:

A coluna vertebral é uma estrutura anatômica extremamente importante no corpo humano. Ela apresenta curvas fisiológicas normais, no sentido céfalo caudal, denominadas

Considerando um indivíduo em posição anatômica, ao realizar uma flexão de tronco, o principal grupo muscular atuante é o representado pelos músculos

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282