No âmbito do AEE são desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades educacionais específicas dos estudantes, tais
como:
A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é construída por diferentes atores e marcos
normativos, dentre eles o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe, dentre outras providências, da educação especial e do atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa que descreve corretamente todos os sujeitos que o Decreto nº
7.611/2011 define como Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).
Na organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a equipe pedagógica envolvida é responsável por organizar
o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando as orientações da Instrução Normativa nº 003/2024 –
DEDUC/SEED do estado do Paraná, qual a organização possível?
Podem ser consideradas, ao menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar a inclusão, atualmente, nos sistemas
educacionais, as quais diferem em natureza, princípios e formas de concretização, em sala de aula. Uma delas é considerada
a forma mais conservadora de todos os conceitos. Dos partidários desse posicionamento, ouvem-se afirmações do tipo “se
todos os professores forem capacitados antes”, “quando todas as escolas estiverem adaptadas”, “apenas se diminuírem o
número de alunos por turma”, “se eu tiver um especialista como auxiliar...” ou seja, são afirmações que remetem a um futuro
incerto e que, pela impossibilidade de concretizarem-se a curto prazo, inviabilizam o direito de acesso e permanência dos
alunos público-alvo da inclusão à escola, no momento atual, descumprindo o preceito assegurado na Constituição Federal.
As informações mencionadas harmonizam-se com a inclusão:
A tecnologia assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar
ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.
Assim, a tecnologia assistiva inclui ampla gama de equipamentos, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os
problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências, caracterizando-se, desse modo, fundamentalmente, por seu caráter:
A professora mostra um livro de literatura infantil a Miguel, aluno autista com bom nível de expressão oral, e solicita a leitura
do trecho: “o rato falou para a pata: o céu pegou fogo”.
Professora: Leia Miguel.
Miguel: Rato. E este nome aqui é o pato. (aponta para a palavra pata)
Professora: Muito bem, é isso mesmo.
Miguel: Falou com a pata...
Professora: Falou o quê?
Miguel: Falou que o céu pegou fogo!
Professora: Quem disse isso?
Miguel: O rato falou para a pata que o céu pegou fogo.
A análise da interação permite afirmar que o aluno empregou estratégia de:
Pessoas surdas são atendidas pelo correio
Surdos e pessoas com deficiência de fala têm um novo canal de comunicação na Central de Atendimento dos Correios. A
empresa disponibilizou um número telefônico exclusivo que vai atender chamadas feitas a partir de um Terminal Telefônico
Para Surdos. Esse aparelho tem um teclado que permite à pessoa com deficiência auditiva ou da fala digitar uma mensagem de
texto para o destinatário e, assim, se comunicar com outras pessoas. A intenção é permitir que surdos, mudos e pessoas com
deficiência de fala tenham acesso à informações sobre produtos e serviços e possam registrar manifestações. O novo canal
funciona das 8 horas da manhã até às 8 da noite, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, das 8 às 2 horas da tarde. Não há
atendimento aos domingos e feriados. Quem quiser usar o serviço, pode ligar no número 0800 725 0898. De acordo com o
último censo do IBGE, há cerca de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil.
(Disponível em: https://assistivaitsbrasil.wordpress.com. Acesso em: novembro de 2024.)
O serviço descrito objetiva contemplar:
Determinada escola pública que oferta a etapa do ensino fundamental, em um município localizado no interior do estado,
recebe uma criança com deficiência que vem com sua família procurando uma vaga para se matricular; entretanto, não
apresenta o laudo médico. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), como a escola deverá
proceder?
Em uma escola que atende a etapa do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), duas professoras regentes de turma
com formação exclusiva em pedagogia têm experiência com alunos público-alvo da educação especial e solicitam o
cumprimento integral da jornada de trabalho, atuando como professoras especializadas em educação especial na Sala de
Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando a legislação sobre o tema, é correto afirmar que o pedido:
A Ana Paula, em relação às outras crianças, eu tratava como igual, porque realmente ela se comportava igual, como as outras
crianças... Ela já veio alfabetizada, só que eu tinha que orientar (...). Ela lia muito bem, ela já sabia fazer treino ortográfico,
ditado, ela fazia tudo direitinho, copiava da lousa e tudo.
(Ângela – professora da 1ª série de Ana Paula, aluna com Síndrome de Down.)
O depoimento acerca da aluna sinaliza no sentido de que a prática pedagógica dessa professora:
As ações de flexibilização e adequação curriculares não são desenvolvidas apenas por um segmento de atores educacionais,
revelando realizações em diferentes níveis de atuação. Quando envolvem ações em que estejam contemplados todos os
segmentos da comunidade escolar, além daquelas diretamente relacionadas ao planejamento e execução dos componentes
curriculares, tais como: conteúdos programáticos (o que ensinar); objetivos (para que ensinar); sequência temporal dos conteúdos (quando ensinar); metodologia de ensino (como ensinar) e avaliação do processo ensino-aprendizagem (o quê, como
e quando avaliar), tem-se o nível de atuação em:
A partir da década de 2000, a educação brasileira passou a se constituir em um espaço mais inclusivo, conjugando igualdade
e diferença como valores indissociáveis. Esse é o cenário de elaboração e instituição da Política de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) em 2008. Acerca do PNEEPEI, analise as afirmativas a seguir.
I. Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual
ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na
sociedade.
II. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações
sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
III. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas
ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Está correto o que se afirma em
A família de um jovem portador de autismo de 16 anos, cujo pai estava sempre sendo transferido de um ponto do país a outro por
questões de trabalho elegeu, junto com a equipe de professores, como habilidade necessária para o filho, aprender a comportarse em aeroportos e aviões. Para o jovem, “aprender a portar-se bem em aeroportos e aviões” representava uma habilidade
importante. Para outro jovem de 16 anos, de outra comunidade, que não necessita de tal habilidade de imediato ou a médio prazo,
ela não será relevante. Em qualquer momento da vida, o jovem da segunda hipótese poderia vir a aprender, se necessário, essa
habilidade que, neste momento, passaria a ser significativa para ele. Portanto, todas as habilidades necessárias para viver a vida
de uma forma exitosa, incluindo-se nesse conjunto desde as habilidades mais básicas até as acadêmicas, como ler e escrever,
podem ser eleitas como objetivos. Habilidades como, por exemplo, identificar cores, a princípio, não nos parecem cruciais, uma
vez que na vida dificilmente vamos dizer “aquele pote azul tem açúcar”. Diríamos tão somente “aquele pote tem açúcar”. Uma
habilidade como essa, entretanto, pode se tornar necessária à vida do aluno, pode passar a ter uma função para ele. Se esse aluno
vai trabalhar numa loja de roupas/confecção e passa a ter como tarefa organizar as roupas por cores ou etiquetá-las conforme as
cores, nesse momento identificar cores passará a ser essencial para o aprendiz. Tendo sido analisadas as informações ofertadas,
afirma-se que o conteúdo exposto relaciona-se com:
Board Builder, Global Symbols, Expressia e Mind Express 5 são exemplos de:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI – 2008), o movimento
mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os
alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Considerando PNEEPEI, assinale
a afirmativa que melhor representa uma ou mais características de uma rede ou escola que se orienta por essa perspectiva.