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As mudanças na política educacional decorrem, muitas vezes, da atuação dos movimentos sociais representativos de diferentes 
segmentos. Um exemplo dessa atuação foi o reconhecimento, pela Lei nº 14.191/2021, que trata da educação bilíngue de surdos 
como modalidade de educação escolar, incluindo esse direito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em 
Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues 
de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, 
surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências 
associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na etapa do ensino fundamental, e se estenderá até a educação superior.

III. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos da Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua 
Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua, e em português escrito, como primeira língua, em escolas bilíngues de 
surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, 
surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante.

IV. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.

Está correto o que se afirma apenas em

NOME: FV (feminino) 
IDADE: 17 
PROCEDÊNCIA: ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL 
QUADRO EVOLUTIVO: nasceu com cegueira congênita. Chegou ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) na 
SEMED/MANAUS-AM para instrução no contraturno da escola regular com limitações e erros na escrita ortográfica das palavras 
em língua portuguesa, bem como defasagem na gramática, possivelmente devido à questão da pandemia. As maiores 
dificuldades encontradas foram na entrega dos exercícios e trabalhos para os professores que não dominavam o sistema Braille, 
e, por esse motivo, não sabiam como avaliá-la.

(Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php. Acesso em: novembro de 2024.)

Tendo em vista a dificuldade preponderante no processo evolutivo dessa aprendiz, é objetivo viável e crucial do AEE:

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996) e suas emendas, a educação bilíngue de 
surdos é entendida como:

A Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) é um espaço que oferece o Atendimento Escolar Especializado (AEE) para os estudantes 
Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em relação à organização e uso desse espaço, assinale a afirmativa correta.

O exemplo a seguir ilustra a mediação de uma professora dando suporte a um aluno de 12 anos, com deficiência intelectual,
que estava escrevendo palavras com base em figuras. 

Ednardo: Surfista começa com su? 
Professora: Sim, começa com su. 
Ednardo: escreve: AUAOO. 
Professora: A palavra surfista termina com qual letra? 
Ednardo: A. (acrescenta a letra A na pauta escrita que fica: AUAOOA)
Professora: Qual letra você escreveu no começo da palavra surfista?
Ednardo: S. 
Professora: Procure a letra S na caixa de letras. 
Ednardo: Compara a letra encontrada com a pauta escrita e acrescenta a letra S na pauta que fica: SAUAOOA

Na atividade apresentada, a professora:

No que se refere ao aprendiz surdocego em fase pós-linguística, existem várias formas de comunicação receptiva, as quais 
podem ser empregadas nas atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo que uma delas é um 
método/sistema de comunicação que consiste na percepção tátil da língua oral emitida, por intermédio do uso de uma ou 
das duas mãos do aprendiz surdocego. A recepção das mensagens orais ocorre, geralmente, mediante o posicionamento 
suave do dedo polegar do aprendiz surdocego, sobre os lábios do interlocutor. Os demais dedos se mantêm sobre a bochecha, 
a mandíbula e a garganta do interlocutor. Essa posição viabiliza o acesso do aprendiz surdocego à produção da fala pelos 
seus interlocutores:

As informações e a imagem são concernentes à (ao):

Alguns recursos tecnológicos necessários para serem usados com os softwares de CAA são empregados com diversas finalidades, tais como as descritas na sequência, e tratam-se de:

• Ligados a um PlugMouse permitem comandar programas de computador que possuam função de varredura.

• Conectados a um brinquedo adaptado, proporcionarão mobilização ou desligamento, produzindo excelente resposta de 
crianças pequenas às luzes, sons e movimentos, importantes na introdução de estratégias de percepção de causa/efeito, 
incentivando a comunicação.

• Conectados a um cabo-moeda, proporcionarão os mesmos benefícios abordados, porém sem a necessidade de adaptação 
do brinquedo.

Analise o comportamento de Maria, uma criança de 5 anos com deficiência intelectual, durante uma interação pedagógica 
de leitura:

Professora: Onde você pensa que nós devemos ler a história? 
A menina mostra a gravura de uma menina sobre a página.
Professora: Não é aqui que se lê a história? (mostrando o texto) 
A menina aponta para o desenho.

É possível inferir que Maria:

Ao estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei nº 9.394/1996 (LDB/1996) expressa a luta por direitos e as 
tensões que marcam a educação brasileira. As alterações e as emendas incorporadas ao longo do tempo pretendem a sua 
atualização frente às demandas sociais que se apresentam em momentos históricos distintos. É o caso da educação especial, 
que, na referida Lei, é definida como:

Tendo como referência o exame das imagens a seguir e a observância do disposto na Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão 
da Pessoa com Deficiência, afirma-se que os critérios de acessibilidade estão sendo desconsiderados porque apresentam-se 
exemplos concretos de barreiras:

A Instrução Normativa nº 003/2024 estabelece a organização e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado 
(AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), na Rede Estadual de Educação do Paraná. Considerando esse 
ato normativo complementar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O estudante elegível para o serviço de AEE por meio de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deverá ser matriculado, 
preferencialmente, na instituição de ensino em que frequenta o ensino comum, ou na escola mais próxima que oferte o 
serviço ao qual ele é elegível.

( ) A organização do cronograma deverá considerar o melhor encaminhamento pedagógico para o estudante, considerando 
suas necessidades específicas e privilegiar o maior número de atendimentos possíveis, com carga horária mínima de duas 
vezes na semana, não havendo carga horária máxima para frequência.

( ) As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) devem ser padronizadas, de modo a atender todas as etapas da educação 
básica, sem que sejam necessárias adaptações caso a escola receba estudantes de outras etapas além daquela que oferta, sendo esse atendimento externo marcado no registro de classe on-line próprio para o AEE.

A sequência está correta em

Nos anos subsequentes à sua aprovação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) vai incorporando ao texto 
original novos direitos, conceitos e nomenclaturas que buscam atender às demandas de diferentes representações da sociedade 
brasileira. É o caso do Capítulo que trata da educação especial. Considerando o texto da LDB/1996, é correto afirmar que:

Determinada professora que trabalha com as turmas do 9º em uma escola pública tem, distribuídos em suas turmas, uma 
estudante cega e dois estudantes surdos. Finalizadas as atividades do ano letivo um dos estudantes teve o rendimento abaixo 
do queria seria necessário para sua aprovação e, consequentemente, para a conclusão do ensino fundamental. A partir da 
análise das afirmativas a seguir e, considerando as orientações e os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A professora, juntamente com a equipe pedagógica e a profissional de apoio, deve elaborar um Plano Individualizado para que 
o estudante possa se matricular novamente no 9º ano, realizando somente as atividades na Sala de Recursos Multifuncionais.

II. O estudante deve ficar em dependência, cursando somente a disciplina de Geografia na escola, bem como as atividades da 
Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), as demais disciplinas ele pode cursar em uma escola que oferte o ensino médio.

III. A professora pode aprovar o estudante mesmo sem que ele tenha atingido o rendimento, garantindo o seu direito à terminalidade específica para a conclusão do ensino fundamental.

Está correto o que se afirma apenas em

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado com o uso de Libras ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo 
a aprendizagem dos alunos surdos na turma comum.

( ) A avaliação processual do aprendizado por meio da Libras é importante para que se verifique, pontualmente, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno surdo na escola comum.

( ) É possível prescindir da organização do ambiente de aprendizagem se as explicações do professor em Libras propiciam 
uma compreensão das ideias complexas, contidas nos conhecimentos curriculares.

( ) Um ambiente educacional bimodal é crucial e indispensável, já que respeita a proposta inclusiva, bem como a estrutura 
da Libras como primeira língua e da língua portuguesa escrita como segunda língua.

( ) A quantidade de recursos visuais é primordial para facilitar a compreensão do conteúdo curricular em Libras.

A sequência está correta em

Dentre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, é fundamental para a consecução da inclusão escolar considerar-se a conexão entre as diferentes áreas na formulação e na implementação das ações de 
educação, saúde, assistência, direitos humanos, transportes, trabalho, entre outras, a serem disponibilizadas às pessoas com 
transtorno do espectro autista, sendo tal abordagem caracterizadora de:

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