Sobre a taxa interna de retorno (TIR), é correto afirmar que:
Os Conselhos Regionais de Economistas Profissionais serão organizados pelo Conselho Federal de Economistas Profissionais, que fixará, inclusive, a composição e a forma de eleição de seus membros, que deverão, quando possível, ser semelhantes à sua, e promoverá a instalação, nos estados e no Distrito Federal, de tantos desses órgãos quantos forem julgados necessários, podendo estender‐se a mais de um estado a ação de qualquer um deles. De acordo com o Decreto n.º 31.794/1952, são atribuições dos Conselhos Regionais de Economistas Profissionais:
O gráfico abaixo mostra a curva de demanda por maçãs, por parte de determinado grupo de consumidores.

Tal gráfico e os valores expressos nos seus eixos indicam que, no preço de R$10,00/maçã, a procura por maçã tem, aproximadamente, elasticidade
Os gráficos abaixo mostram trechos das curvas de Custo Marginal (CMg) e de Custo Total Médio (CTMe) de determinada empresa, em função da quantidade produzida (q). Dentre esses gráficos, o único possível é o
Um aumento da taxa de juros doméstica, relativamente à taxa de juros no exterior, acarretaria, de imediato, a (o)
Entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990, o Brasil foi acometido por um processo de alta inflação, que só foi contido com o Plano Real (1994).
Os principais formuladores desse plano de estabilização indicaram, como principal causa da aceleração da inflação no Brasil, a(o)
Desde meados da década de 1990, a regra de Taylor tem sido a principal base teórica para a prática da política monetária na maior parte dos países capitalistas. Admita-se uma economia em que as expectativas de inflação estejam abaixo da meta de inflação anual e o hiato do produto seja muito negativo.
Supondo-se tudo o mais constante e seguindo-se estritamente a regra de Taylor, o comitê de política monetária do Banco Central desse país deverá
O texto a seguir analisa o agravamento da situação fiscal no Brasil em período recente.
Com o PIB e a arrecadação menores, o déficit primário aumentou de 17 bilhões de reais em 2014 para 111 bilhões em 2015, apesar do corte de despesas. A dívida líquida do setor público, por sua vez, passou de 32,6% do PIB em dezembro de 2014 para 35,6% em dezembro de 2015. Já a dívida bruta saltou de 56,3% para 65,5% do PIB. Uma decomposição dos fatores que levaram ao aumento de 9,3 pontos percentuais na dívida bruta em relação ao PIB mostra, no entanto, que o déficit primário sequer foi o principal responsável por essa elevação. Os componentes que mais destoaram dos anos anteriores foram o pagamento de juros, que aumentou sua contribuição, e o crescimento do PIB, que passou a colaborar menos para a redução da dívida-PIB.
CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Editora Todavia, 2018, p.100-101.
De acordo com a autora, o agravamento da crise fiscal no Brasil entre 2014 e 2015 resultou do
Segundo o Relatório da Desigualdade Global, da Escola de Economia de Paris, o Brasil é hoje o país democrático que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide. Só o Qatar, emirado árabe absolutista de 2,6 milhões de habitantes e governado pela mesma dinastia desde meados do século 19, supera, por pouco, o Brasil. [...] Segundo Marc Morgan, que analisa dados do Brasil no relatório, enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.
CANZIAN, Fernando; MENA, Fernanda. Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global. Folha de São Paulo,
19 ago. 2019, Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/brasil/super-ricos-no-brasil-lideram-concentracao-de-renda-global.shtml>.
Acesso em: 28 ago. 2019. Adaptado
Com respeito à distribuição de renda brasileira no período recente, o texto sugere que
Acerca da inflação e sua medição, está correto o que se afirma em:
Com relação à tributação,
Os mercados às vezes falham na alocação eficiente de recursos.
Em relação a essas falhas é correto afirmar que
A política monetária é um dos instrumentos de política econômica utilizada pelo governo na estabilização da economia.
É considerado instrumento de política monetária:
Considere que uma empresa prestadora de serviços de água e saneamento deseja conhecer qual deveria ser sua receita tarifária, sabendo que o índice de reposicionamento tarifário é igual a 1.
Com base nessas informações é correto afirmar: