Considere uma economia formada unicamente por dois indivíduos, indivíduo 1 e indivíduo 2, e por dois bens, bem A e bem B. O indivíduo 1 pode produzir, no máximo, 120 unidades do bem A ou 60 unidades do bem B. O indivíduo 2 pode produzir, no máximo, 20 unidades do bem A ou 40 unidades do bem B. Considerando que a tecnologia de produção dos dois indivíduos seja linear, assinale a opção correta.
Considerando os principais agregados macroeconômicos e as dentidades do sistema de contas nacionais, assinale a opção correta.
Considerando o modelo macroeconômico IS/LM, assinale a opção correta.
Os efeitos esperados de uma depreciação do Iene japonês frente ao Real brasileiro são:
Assinale a alternativa que apresenta um marco entre os primeiros esforços de planejamento econômico no Brasil, resultando em grande parte dos trabalhos técnicos do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
Ao longo de um ano, as taxas trimestrais de inflação (em %) foram as seguintes:

Levando em conta que o salário de uma determinada categoria profissional foi reajustado em 7,85% ao fim do ano
acima descrito, considere as seguintes afirmativas:
1.O poder de compra do salário reajustado caiu em 2% com relação ao do início do período.
2.O poder de compra do salário reajustado caiu em 1,85% com relação ao do início do período.
3.O descompasso entre o aumento geral dos preços e o aumento do salário fez com que houvesse perdas de poder
de compra do salário não reajustado ao longo de todo o ano.
4.O reajuste salarial inferior à inflação garante uma desaceleração da inflação no ano seguinte.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a relação entre sistemas de tributação e distribuição de renda, é correto afirmar:
De acordo com o economista estadunidense William Baumol, o Estado Moderno que se concentra em fornecer serviços, e não produtos, não é capaz de se beneficiar de modo pleno dos efeitos benéficos sobre a produtividade do trabalho promovidos por desenvolvimentos tecnológicos. De acordo com esse economista, isso se deve:
Numa estratégia de desenvolvimento nacional via industrialização baseada em encadeamentos produtivos, espera-se que:
Com relação ao modelo de regulação por “price-cap” de uma dada indústria, considere as seguintes afirmativas: 1 As firmas reguladas deixam de fazer investimentos intensivos em tecnologia poupadora de mão de obra, aumentando o número de pessoas contratadas. 2 As firmas reguladas fazem investimentos excessivos em capital. 3 Há necessidade de aumento da arrecadação do setor público para cobrir cláusulas de lucratividade mínima. 4 As firmas reguladas têm incentivos alinhados para cortar custos e, por conseguinte, comprometer a qualidade do bem ou serviço provido. Nesse modelo de regulação:
Durante a década de 90 do século XX, o Estado brasileiro vivencia a investida "neoliberal" sobre sua estrutura jurídico administrativa.
Entre as instituições e mecanismos criados para dar conta desses processos está o Ministério da
Administração e Reforma do Estado (MARE). A partir da análise de Elaine Behring, em sua obra "Brasil em
contrarreforma", considere as seguintes afirmativas:
1– O modelo de reforma proposto não pretende atingir o Estado mínimo, mas reconstruir um Estado que mantém suas responsabilidades na área social, acreditando no mercado, do qual contrata a realização de serviços, inclusive na própria área social.
2– A reforma orienta direcionar a economia brasileira predominantemente para o mercado interno e a indústria nacional. Deve receber proteção via subsídios estatais, condicionados ao desenvolvimento tecnológico, visando substituir as importações.
3– No modelo proposto pelo MARE, é possível enfrentar a crise fiscal a partir do paradigma social–liberal, que preconiza um Estado pequeno e forte, com a tarefa de garantir a propriedade e os contratos, promover o bemestar e realizar uma política industrial e de promoção das exportações.
4– Frente à crise fiscal do Estado brasileiro, a constatação de sua insolvência, bem como a ineficiência do serviço público, o modelo proposto atribui ao Estado o papel de coordenador suplementar e não executor direto de todas as políticas públicas.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo Padoveze (2010) , o fluxo de caixa descontado corresponde ao
De acordo com Dornbusch et a l . (2009), sob uma política de minidesvalorizações cambiais, a taxa de câmbio é
Segundo Varian (2006) , em relação à obtenção da curva de demanda, assinale a opção correta.
Segundo Mankiw (2009) , em relação âs curvas de custo, é correto afirmar que