Suponha uma economia caracterizada pelas seguintes relações: C = 100 + 0,8Yd; I = 150; T = 0,15Y; M = 0,08Y; G = 120; X = 90 (em que: Y = renda total; Yd = renda disponível; C = consumo das famílias; I = investimento das empresas; G = gastos do governo; X = exportações; M = importações e T = impostos). O multiplicador de gastos da economia aberta é:
A primeira fase do Plano Real foi caracterizada pela seguinte medida:
No que se refere às escolhas do consumidor, às preferências e à teoria da utilidade, julgue os itens a seguir.
A hipótese de taxa marginal de substituição decrescente implica que, no consumo de bens, o consumidor tem preferência pela diversificação.
Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = KaLβ, em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Se r e w são, respectivamente, os preços do K e do L, então a combinação ótima desses insumos para determinado custo C se dá no ponto em que K⁄L = α⁄β x w⁄r.
Com relação às estruturas de mercado e às estratégias competitivas, julgue os itens a seguir.
Quanto maior for a elasticidade preço da demanda por determinado bem, maior será a capacidade da empresa monopolista para fixar o preço em patamar acima daquele que vigoraria sob concorrência perfeita.
No que diz respeito às medidas de concentração industrial, julgue os próximos itens.
A concorrência schumpeteriana caracteriza-se pela busca permanente pela diferenciação por parte das empresas, com vistas à obtenção de vantagens competitivas que proporcionem lucros de monopólio.
Em relação ao modelo macroeconômico tradicional (IS/LM e OA/DA) para uma economia fechada, em que OA é a oferta agregada e DA é a demanda agregada, julgue os seguintes itens.
O aumento da preferência pela liquidez por parte dos agentes desloca a curva de oferta agregada para cima e para a esquerda.
Em relação ao modelo macroeconômico tradicional (IS/LM e OA/DA) para uma economia fechada, em que OA é a oferta agregada e DA é a demanda agregada, julgue os seguintes itens.
A redução do salário nominal acarreta o deslocamento da curva IS para baixo e para a direita.
Com base nos principais agregados monetários e nas principais teorias monetárias, julgue os itens subsecutivos.
As operações de swap cambial reverso efetuadas pelo Banco Central afetam negativamente as reservas internacionais.
Considerando as relações entre produto, emprego, inflação e mercado de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Na presença de expectativas racionais não há inércia inflacionária no processo de convergência para o equilíbrio, sendo o processo de desinflação da economia menos custoso.
Em relação aos principais acordos internacionais relacionados à supervisão bancária, julgue os itens a seguir.
Somente com o Basileia III, os bancos passaram a alocar capital próprio para cobertura do risco de mercado.
Em relação à política monetária e à gestão da dívida pública, julgue os itens seguintes.
As operações de capitalização de bancos públicos efetuadas para elevação do índice de Basileia afetam a dívida bruta do setor público.
Com relação à economia do setor público, julgue os próximos itens.
De acordo com a Lei de Wagner, à medida que cresce o nível de renda em países industrializados, o setor público também se expande, porém em proporção menor do que a renda.
A partir da segunda metade do século XX, foi intensificada a elaboração de planos de desenvolvimento executados pelos governos brasileiros. Nesse contexto, julgue o item abaixo.
A comissão mista Brasil/Estados Unidos, que atuou no período entre 1951 e 1953, elaborou um relatório final em que articulava um diagnóstico da economia brasileira, no qual identificou os seguintes tópicos: pontos de estrangulamento; medidas respectivas para solucioná-los; políticas fiscal, monetária e cambial necessárias ao equilíbrio macroeconômico com a eliminação das tensões inflacionárias.
Acerca de mercado de trabalho, condições de emprego e renda, julgue os itens subsecutivos.
As políticas ativas correspondem ao conjunto de ações que concorrem para tornar mais suportável a condição de desemprego ou para reduzir a oferta de trabalho.