Em relação aos determinantes do consumo e investimento da economia, analise as afirmativas a seguir. I. Pela hipótese da renda permanente, um aumento permanente das ações na bolsa de valores aumenta a renda permanente o que por sua vez eleva o consumo. II. Pela hipótese da renda permanente, o consumo é determinado pela riqueza esperada do agente. III. O q de Tobin mostra que as empresas ao tomarem suas decisões de investimento, consideram a relação entre o valor de mercado do capital e o seu custo de reposição. Assinale:
Em relação ao Plano Cruzado, analise as afirmativas a seguir. I. Nesse plano não houve metas fixadas para a política monetária e fiscal. II. Adotou‐se uma política de desvalorização cambial em consequencia do nível baixo das reservas. III. Logo após a implementação do plano houve uma forte elevação da inflação, gerando uma grande frustração por parte do governo. Assinale:
Logo após a implementação do Plano Real houve uma queda da inflação, já no segundo semestre de 1994. Em 1995, a taxa de inflação anual foi em torno de 15% e a partir de 1996 já estava abaixo de 10%. Assinale a afirmativa que indica uma medida do Plano Real para alcançar a estabilidade monetária.
As principais funções do governo podem ser divididas em alocativas, distributivas e estabilizadoras. Em relação a tais funções, analise as afirmativas a seguir. I. A função alocativa tem como um de seus objetivos determinar o quanto e quais os tipos de bens públicos devem ser providos. II. A função distributiva tem como um de seus objetivos melhorar a eficiência da utilização dos recursos. III. A função estabilizadora tem como um de seus objetivos lançar mão da política econômica visando altos níveis de emprego. Assinale:
A respeito dos desdobramentos da crise financeira global de 2008/2009 sobre a economia brasileira, assinale a afirmativa correta.
A partir da crise cambial sofrida pelo Brasil em 1999, um forte ajuste fi scal foi promovido na economia. Fazem parte deste ajuste fi scal uma elevação do superávit primário e a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Indique qual das seguintes opções não descreve características
deste ajuste fi scal.
As instituições são importantes para o desenvolvimento econômico porque:
Considere um mercado em que existem externalidades. Indique qual das afi rmativas abaixo é correta.
O produto medido a preços de mercado se diferencia do pro- duto a custo de fatores pela importância correspondente ao valor:
Utilizando-se os dados da questão anterior, após a imposição do tributo especí?co (t = 2), as parcelas desse imposto pagas pelo consumidor e pelo produtor serão, respectivamente, de:
Suponha uma economia caracterizada pelas seguintes relações: C = 100 + 0,8Yd; I = 150; T = 0,15Y; M = 0,08Y; G = 120; X = 90 (em que: Y = renda total; Yd = renda disponível; C = consumo das famílias; I = investimento das empresas; G = gastos do governo; X = exportações; M = importações e T = impostos). O multiplicador de gastos da economia aberta é:
A primeira fase do Plano Real foi caracterizada pela seguinte medida:
No que se refere às escolhas do consumidor, às preferências e à teoria da utilidade, julgue os itens a seguir.
A hipótese de taxa marginal de substituição decrescente implica que, no consumo de bens, o consumidor tem preferência pela diversificação.
Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = KaLβ, em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Se r e w são, respectivamente, os preços do K e do L, então a combinação ótima desses insumos para determinado custo C se dá no ponto em que K⁄L = α⁄β x w⁄r.
Com relação às estruturas de mercado e às estratégias competitivas, julgue os itens a seguir.
Quanto maior for a elasticidade preço da demanda por determinado bem, maior será a capacidade da empresa monopolista para fixar o preço em patamar acima daquele que vigoraria sob concorrência perfeita.