Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4159 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Durante a década de 90 do século XX, o Estado brasileiro vivencia a investida "neoliberal" sobre sua estrutura jurídico administrativa.
Entre as instituições e mecanismos criados para dar conta desses processos está o Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE). A partir da análise de Elaine Behring, em sua obra "Brasil em contrarreforma", considere as seguintes afirmativas:
1– O modelo de reforma proposto não pretende atingir o Estado mínimo, mas reconstruir um Estado que mantém suas responsabilidades na área social, acreditando no mercado, do qual contrata a realização de serviços, inclusive na própria área social.
2– A reforma orienta direcionar a economia brasileira predominantemente para o mercado interno e a indústria nacional. Deve receber proteção via subsídios estatais, condicionados ao desenvolvimento tecnológico, visando substituir as importações.
3– No modelo proposto pelo MARE, é possível enfrentar a crise fiscal a partir do paradigma social–liberal, que preconiza um Estado pequeno e forte, com a tarefa de garantir a propriedade e os contratos, promover o bemestar e realizar uma política industrial e de promoção das exportações.
4– Frente à crise fiscal do Estado brasileiro, a constatação de sua insolvência, bem como a ineficiência do serviço público, o modelo proposto atribui ao Estado o papel de coordenador suplementar e não executor direto de todas as políticas públicas.
Estão corretas as afirmativas:

Segundo Padoveze (2010) , o fluxo de caixa descontado corresponde ao

De acordo com Dornbusch et a l . (2009), sob uma política de minidesvalorizações cambiais, a taxa de câmbio é

Segundo Varian (2006) , em relação à obtenção da curva de demanda, assinale a opção correta.

Segundo Mankiw (2009) , em relação âs curvas de custo, é correto afirmar que

Analise a tabela a seguir.


Considere que dois prisioneiros, comparsas em um crime, eram

interrogados em locais separados. Sabe-se que cada

prisioneiro tinha a escolha de confessar o crime e envolver

o outro ou negar sua participação. Se apenas um prisioneiro

confessasse, ele seria libertado e condenariam o outro a

seis meses. Se ambos negassem, passariam um mês na prisão e

se ambos confessassem seriam ambos presos por 3 meses,

conforme apresentado na tabela acima. Segundo Varian (2006.,

sabendo que não hã meio de os dois prisioneiros coordenarem

suas ações, e considerando o dilema dos mesmos, é correto

afirmar que a

Segundo Mankiw (2009), supondo que o tempo fique muito quente num determinado verão, é correto afirmar que

De acordo com Giambiagí et al (2011), em 1953, com o propósito de atacar, simultaneamente, os problemas cambial e fiscal, quais foram as principais mudanças introduzidas no sistema cambial pelo governo brasileiro?

Segundo Pindyck e Rubinfeld (2010), considerando que a produção de qualquer produto é obtida por meio da soma dos custos da empresa referentes ao trabalho (wL)e ao capital(rK), pode-se afirmar que

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:

No que se refere às escolhas do consumidor, às preferências e à teoria da utilidade, julgue os itens a seguir.

As funções utilidade U(x, y) = x0,5y0,5 e W(x, y) = 2xy – 10, em que x e y são os únicos bens da economia, descrevem, segundo a teoria ordinal do consumidor, as mesmas preferências.

Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = KaLβ, em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.

Se α + β = 1, a produtividade marginal do trabalho é uma função homogênea de grau zero.

A respeito da teoria dos custos, julgue os itens que se seguem.

Em razão de todos os insumos serem variáveis, no longo prazo não existirão custos fixos.

No que diz respeito à teoria do bem-estar social, julgue os itens subsequentes.

Todos os pontos sobre a fronteira de possibilidades de utilidade são eficientes no sentido de Pareto.

No que diz respeito às medidas de concentração industrial, julgue os próximos itens.

Quanto maior for o grau de competição entre as empresas em uma indústria, maior será o índice Hirschman-Herfindahl (HH), que mede o nível de concentração industrial.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282