Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.
Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
O chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial é organizado pela bolsa brasileira (B3) para listar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Imagine agora o seguinte caso hipotético: uma empresa divulgou, em seu relatório social, ações de preservação ambiental; posteriormente, porém, uma perícia comprovou que essa empresa fez manejo de prática ambiental nociva.
Dentre outras penalidades ou sanções, haverá não somente a remoção da empresa da carteira ISEB3, como também dano relacionado a:
Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.
É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:
Considere a seguinte hipótese:
O Presidente da Câmara solicitou à Assessoria de Comunicação e Cerimonial a organização de um evento que não fosse tão formal e possibilitasse um debate sobre a privatização de uma empresa municipal. Sugeriu que houvesse a maior interação possível entre os debatedores e a plateia, que não deveria ter limitação do número de participantes. Ele se ofereceu para ser o coordenador do evento para levantar o tema e incentivar o público a participar das discussões.
A Assessoria cumpriu corretamente o pedido do Presidente organizando um
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.
Para a área de Comunicação Organizacional de uma instituição financeira, é vital que se tenha uma mailing list. Contudo, tendo em vista as mudanças de funções e profissionais, dados cadastrais, endereços e formas de contato, faz-se necessária a paulatina atualização das informações daquele banco de dados. É mais eficiente, também, o trabalho compartilhado, isto é, aquele que não fica sob a incumbência de um único profissional da Comunicação Organizacional.
Dessa forma, tendo em vista parâmetros como agilidade, facilidade em acessar as informações e cooperação, a mailing list deve:
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Os públicos de uma instituição caracterizam-se, cada qual em sua especificidade, por fazerem parte de um agrupamento espontâneo de pessoas à procura de um posicionamento comum para solucionar uma controvérsia, em meio a uma abundância de informações para sua resolução.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No processo de comunicação dentro das organizações, o fluxo comunicativo transversal permite uma ligação direta do processo de informações da cúpula diretiva da empresa com os funcionários do nível operacional, o que causa quebra do fluxo hierárquico vertical, o qual exige passagem do fluxo comunicativo pelo gestor intermediário.
Julgue o item a seguir, referente a publicidade e propaganda.
O sucesso do planejamento de mídia depende da precisão e da isenção das pesquisas de mídia, absolutamente indispensáveis para a seleção das melhores alternativas de mídia e para a aplicação adequada da verba dos anunciantes.
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
A comunicação organizacional deve ser planejada, desenvolvida e implantada com vistas a atender os fluxos descendente, ascendente e lateral.
Um banco cria uma marca exclusiva para um segmento premium, em várias regiões do país. A marca destaca valores de qualidade, elegância e status. Para a comunicação da marca, são utilizados diversos meios e veículos.
Dentre eles, o que reúne as características mais próximas do público-alvo é:
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Os elementos da comunicação propostos no modelo mecanicista são a base do processo de comunicação nas organizações, que se amplia à medida que nele sejam considerados aspectos relacionais como, por exemplo, as barreiras, os níveis de análise, as redes, os fluxos, os meios, entre outros.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
A missão de uma organização apresenta a premissa que exprime como ela pretende ser vista futuramente por seus públicos.
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
Comunicação interna é aquela que se processa dentro da empresa e se restringe ao âmbito das funções administrativas, por meio de uma confluência de redes e fluxos que viabilizam todo o sistema organizacional.
O conceito tradicional de marca engloba um conjunto de imagens, em geral, um nome, um logotipo e um slogan. Nos últimos anos, foi incorporada a esse conceito a representação da experiência que a marca proporciona aos clientes. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.
Uma das estratégias de construção de uma marca de sucesso é a narração de histórias, como é o caso da marca Disney, que remete a personagens coloridos, graciosos e divertidos.