Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 33 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.

Relacione os vários tipos de eventos, listados a seguir, muitos deles com nomenclatura em inglês, às suas respectivas características.

1- Roadshow

2- Showcasing

3- Workshop

4- Brainstorming

5- Open Day

( ) Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.

( ) Evento organizado para a empresa receber o público e mostrar seus sistemas, métodos e equipamentos, geralmente com visitas organizadas e distribuição de brindes.

( ) Evento no qual os produtos são exibidos em vitrines interativas fechadas, e o público interage com uma central de informações por meio de telefones instalados em cabines.

( ) Usada geralmente em publicidade, é uma reunião que se divide em duas etapas: criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias.

( ) É uma demonstração itinerante, que se desloca geralmente em ônibus ou carreta para mostrar o potencial de uma organização, a fim de conquistar novos clientes ou parceiros.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.

Essa medida é considerada:

A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.

O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:

Um órgão público realizará uma auditoria de imagem para avaliar a percepção da sociedade em relação à instituição.

A primeira fonte de coleta de informações será(ão):

O planejamento de um evento passa por duas fases antes de sua realização: a de concepção e a do pré-evento.

Assinale a opção que apresenta as atividades desenvolvidas nessas fases, respectivamente.

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

Em comunicação, um plano de gerenciamento de crises é um conjunto de medidas, posturas e consensos capazes de promover o sucesso de uma ação em um ambiente onde tenha ocorrido uma situação adversa.

Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.

Isso se deveu à:

Uma imagem pública de solidez, que transmita confiança para seus diversos públicos, é um grande patrimônio para qualquer instituição.

Em relação a empresas industriais, a importância da imagem e solidez de um banco é:

Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.

1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.

2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.

3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.

Assinale a alternativa correta.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

Considere as seguintes funções:

1.Elaboração de releases para a imprensa e sugestões de pauta.

2.Organização de entrevistas coletivas.

3.Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

4.Atuação como mestre de cerimônias em eventos.

5.Promoção de venda.

São funções de uma Assessoria de Imprensa de uma instituição pública ou privada que devem ser exercidas exclusivamente por um jornalista habilitado:

Para agir de forma ética, o assessor de imprensa deve:

Considere as afirmativas abaixo.

1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.

2) Elaboração de releases e follow-up são estratégias-chave para manter um bom relacionamento com a imprensa.

3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.

4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.

Aponte a alternativa correta.

Para Ricardo Kotscho (2000), “a pauta é o principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias”. Quando uma Assessoria de Imprensa faz uma “sugestão de pauta”, deve-se considerar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282