“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações."
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
A partir da reputação da empresa no mercado, forma-se a percepção que as pessoas têm da empresa. Essa percepção representa a imagem corporativa no inconsciente coletivo
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
Como parte do capital intangível de uma empresa, a reputação é reflexo de ações, atitudes e decisões tomadas, sendo, por isso, necessário aos líderes da empresa empenhar-se para torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.
No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.
A sugestão de pauta pode ser considerada um caminho para difundir notícias da empresa nos veículos de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.
Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas,
rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado
aos profissionais dos vários veículos é correto
afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,
Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos,
requerem por parte da assessoria de comunica-
ção um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos
como press kit, releases e boletins. O envio do último
deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das
Agências de Comunicação), deve
Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade
institucional.
I.A identidade institucional é uma declaração da pró-
pria organização sobre como ela se apresenta à
sociedade, com visão, missão, valores, compromissos
etc.
II.A imagem institucional é a forma como os diferentes
públicos de uma organização a percebem,
assim como seus produtos e/ou serviços.
III.Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem
institucional é um objetivo tático do planejamento
cuja persecução é opcional e de pouco impacto.
IV.A imagem institucional é uma parte integrante do
planejamento de comunicação institucional, podendo
as formas de sua persecução ser definidas em
planos específicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem
inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:
I.Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com
os vários veículos de imprensa.
II.Cuidar da organização e convocação das entrevistas
coletivas que forem necessárias ao assessorado.
III.Sugerir temas para elaboração de artigos ou
matérias que despertem o interesse da imprensa.
IV.Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando
artifícios não retóricos.
Está correto o que se afirma em
A respeito do uso da assessoria de imprensa no jornalismo institucional, julgue os itens subsecutivos.
Entre outros fatores, a eficácia no relacionamento da assessoria
de imprensa com a mídia requer um mailing list atualizado que
contenha as principais informações a respeito dos veículos ou
até mesmo dos jornalistas, o que garante o acesso e o repasse
de informações de forma direta.
No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
A relação do assessorado, seja ele pessoa física ou jurídica,
com os veículos de comunicação, deve ser coordenada pelo
assessor, não envolvendo o cliente a fim de garantir sua
integridade; cabendo à assessoria de imprensa definir quais os
tópicos de interesse dos veículos e o que deverá ser divulgado.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
Ao conceder uma entrevista a um repórter, o assessorado e sua
assessoria de imprensa têm o direito de avaliar o conteúdo da
matéria antes de sua publicação, a fim de decidir sobre o que
será publicado.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
Na hora de preparar uma entrevista coletiva, é importante
escolher um horário em que o assunto esteja plenamente
consolidado e o assessorado tenha maior disponibilidade para
atender aos jornalistas. Por fim, deve-se dar preferência para
agendar as coletivas ao final do dia.
Muitas das potencialidades atribuídas à internet estão ligadas à suposição de que iniciativas digitais podem enriquecer os processos deliberativos existentes ou criar novos espaços de interlocução e, por conseguinte, renovar a esfera pública. São conjuntos de categorias de análise que podem ser utilizados para a avaliação das deliberações digitais, EXCETO:
Treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas pera lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tv e rádio), garantindo a representação de empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como a instituição de cultura empresarial transparente e democrática.
O texto acima refere–se a: