Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à preparação de tecido para análise histopatológica:
I A coleta de amostra de tecido realizada post mortem para verificar a causa do óbito é chamada de necrópsia.
II A fixação evita a autólise celular e impede a proliferação de microrganismos, preservando a morfologia do tecido e fornecendo maior resistência para as etapas seguintes.
III Após a etapa de desidratação, ocorre a etapa de clarificação ou diafanização, com a utilização do xilol, que remove totalmente o álcool e prepara o tecido para a penetração da parafina.
IV Por meio de técnicas de microtomia, o bloco de parafina contendo o espécime deve ser cortado em seções extremamente finas, de alguns micrômetros de espessura, que permitam a visualização do tecido ao microscópio óptico comum.
Está correto o que se afirmar em
Microscópios invertidos são úteis para a observação de células vivas ou organismos na parte inferior de um recipiente maior (por exemplo, um frasco de cultura de tecido) sob condições mais naturais do que numa lâmina de vidro, como é o caso com um microscópio convencional. Acerca das características dos microscópios invertidos que tornam possível essa aplicação, é correto afirmar que
Frequentemente as amostras biológicas precisam ser transportadas a partir do momento de sua coleta até a análise final, o que implica, muitas vezes, situações de risco, considerando a natureza do material transportado e as possíveis consequências, em caso de acidentes, durante o deslocamento. Sobre esse tema, está correto afirmar o seguinte:
Laboratórios de biologia fazem uso de vidrarias diversas, produzidas com material de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. A vidraria chamada kitassato é utilizada para
A figura ilustra uma possível sequência no processo evolutivo celular, a partir de um procarionte ancestral.
Tendo em vista o processo ilustrado e as características das células mais evoluídas atuais, é correto afirmar que, ao longo do tempo, houve
As leveduras Saccharomyces cerevisiae são amplamente utilizadas na fabricação de pães e de bebidas alcoólicas. Esses microrganismos promovem a fermentação, realizada por diversos tipos de fungos para obtenção de energia. No entanto, para que ocorra a via metabólica da fermentação, é necessário que a levedura
O processo de respiração celular ocorre nas mitocôndrias e é responsável por extrair energia dos alimentos. O principal fenômeno responsável por transformar energia do meio ambiente e captura-la nos alimentos é:
Os cordados são animais cujos planos corporais apresentam várias características compartilhadas, EXCETO:
São mecanismos de auxílio da manutenção da temperatura do corpo, EXCETO:
Os hormônios vegetais que promovem a germinação da semente, o crescimento do caule e o desenvolvimento do fruto são:
Na resolução do CONAMA, nº 001, de 23/01/1986, artigo 2º, registra-se que : “dependerá de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental –EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e da SEMA, em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
A maioria das características que distinguem as plantas das algas verdes são adaptações evolutivas para a vida na terra. Essas características incluem, EXCETO:
Analise as seguintes situações:
1. Multiplicação de uma bactéria em um organismo;
2. Acasalamento de uma cadela e um cão gerando 8 filhotes;
3. Confecção de mudas de plantas para replantio;
4. Ovos da abelha rainha que dão origem à zangões.
Possui ou possuem variabilidade genética o(s) seguinte(s) caso(s):
Sobre modelos de especiação, analise a seguinte descrição:
“Ocorre sem que haja isolamento geográfico. Nesse modelo, as populações se divergem por adaptação a ambientes diferentes dentro de um continuun na faixa de dispersão da espécie ancestral. A adaptação a ambientes/nichos distintos que ocorrem ao longo da grande faixa de dispersão da espécie ancestral parece ser a mais importante etapa nesse processo de especiação. Muitas vezes pode ser criada uma zona híbrida entre as duas espécies "incipientes" derivadas, cujos híbridos podem possuir diferentes graus de viabilidade ou fertilidade. Essa zona híbrida pode funcionar como barreira ao fluxo gênico entre as duas espécies que estão se diferenciando." Fonte: http://labs.icb.ufmg.br
O modelo descrito acima refere-se à:
Ao conjunto formado pelos fatores abióticos (elementos físicos e químicos do ambiente) e os fatores bióticos (seres vivos), dá-se o nome de: