Uma agricultora, com a intenção de comercializar o milho recém-colhido, testou uma forma de preservar o sabor adocicado do seu produto. O melhor resultado foi obtido quando ela imergiu as espigas em água fervente durante alguns minutos e, em seguida, em água gelada. Com esse procedimento, parte da glicose do milho não foi transformada em amido, mantendo o seu sabor adocicado.
Utilizando esse procedimento, o sabor foi conservado porque houve
O desenvolvimento da biotecnologia e da clonagem gênica em procariotos fez com que a produção de proteínas se tornasse mais intensa, rápida e econômica. Para a produção de hormônios, enzimas e proteínas de resistência a drogas, uma variação da técnica de reação em cadeia pela polimerase (PCR, na sigla em inglês) utiliza a enzima transcriptase reversa (RT-PCR), que sintetiza moléculas de DNA complementares a partir de fitas de RNA.
Nesse contexto, essa técnica é importante para detectar genes
O vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) é um retrovírus do mesmo grupo do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ambos são transmitidos da mesma forma e infectam as mesmas células de defesa do organismo, os linfócitos T. A diferença entre eles é que o HTLV-1 estimula o aumento da produção desses linfócitos, enquanto o HIV causa destruição dessas células.
ROMANELLI, L. C. F.; CARAMELLI, P.; PROIETTI, A. B. F. C. O vírus
linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1): quando
suspeitar da infecção? Revista da Associação
Médica Brasileira, v. 56, 2010 (adaptado).
Uma possível consequência da infecção por HTLV-1 é o desenvolvimento de
O esquema representa um experimento feito com células do protozoário Amoeba proteus. Nele, um grupo de células foi tratado com a droga citocalasina B, enquanto outro grupo não foi tratado, servindo como controle. O formato e o movimento das células tratadas foram
comprometidos.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia — volume I: célula e
hereditariedade. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Qual componente celular foi afetado pela droga utilizada no experimento?
A fitorremediação é uma técnica que utiliza plantas para a remediação de ambientes contaminados. A descontaminação de solos pode ocorrer por descarte, absorção e metabolização, imobilização, extração ou volatilização do poluente, conforme representado na figura.

LUIZ, E. P. Avaliação dos métodos de fitorremediação [...] na remoção de chumbo, cobre e zinco. São Paulo: UFABC, 2016 (adaptado).
O método que retira o mercúrio de uma área contaminada, impedindo sua entrada na cadeia alimentar, é a
A respeito da circulação sanguínea, julgue os itens a seguir.
I O fluxo de sangue que sai do coração em direção aos tecidos é conduzido pelas veias.
II As artérias possuem paredes elásticas e fortes para suportar a alta pressão sanguínea.
III A principal limitação dos capilares é a sua incapacidade de realizar trocas entre o sangue e os tecidos.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta funções do fígado.
O engasgo pode ocorrer devido ao mau funcionamento da válvula que impede a passagem de alimentos para o sistema respiratório. Essa válvula é denominada
Assinale a opção que apresenta apenas doenças que podem ser prevenidas a partir do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Internet: .
Considerando-se a figura precedente, que representa o ciclo de eventos que ocorrem na geração de um potencial de ação, é correto afirmar que,
Uma infestação do escorpião-amarelo, o Tityus serrulatus, considerado o mais perigoso do Brasil, está sendo monitorada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O Instituto Vital Brazil informou que só no começo de fevereiro houve a captura de 200 escorpiões da espécie na cidade.
(G1, Região dos Lagos, 20/02/2024)
Com relação aos escorpiões, analise os itens a seguir:
I. Eles são aracnídeos com quatro patas e peçonhentos.
II. São predadores e seus pedipalpos e antenas auxiliam na identificação e captura de suas presas.
III. Evitar o acúmulo de entulho, de material de construção e de folhas e troncos secos reduz a chance de acidentes com escorpiões.
Está correto o que se afirma em:
A jaqueira é um vegetal originário da Índia e de outras regiões do sudeste asiático. Diversos animais consomem seus frutos, contribuindo decisivamente para a dispersão do vegetal ao espalharem as sementes em novos lugares. Suas folhas, ao caírem, bloqueiam a luz do sol dificultando a germinação de outras espécies. No Brasil, a jaqueira aclimatou-se tão bem que ganha a disputa pela sobrevivência com espécies nativas, sendo uma exótica invasora.
No texto, a informação importante para classificar as jaqueiras como:
O Cerrado e a Amazônia abrigam grande número de serpentes popularmente conhecidas como cobras-corais. Na Amazônia predominam as corais-verdadeiras, que são peçonhentas, enquanto no Cerrado prevalecem as falsas-corais, que não possuem peçonha. Essas espécies apresentam um padrão de coloração muito semelhante. Essa similaridade traz uma vantagem tanto para as corais falsas como para as verdadeiras.
FRANÇA, F. G. R. [...] serpentes corais em ambientes
campestres, savânicos e florestais da América do Sul.
Brasília: UnB, 2008 (adaptado).
Nas fotografias, são apresentados exemplos dessas serpentes: uma coral-verdadeira e uma falsa-coral.

SILVA, L. C.; COTTA, G. A.; RESENDE, F. C. Cobra-coral: aplicativo
educativo para reconhecimento das cobras-corais do estado de
Minas Gerais, Brasil. Herpetologia Brasileira,
n. 1, 2021 (adaptado)
Qual é a vantagem dessa similaridade para as falsas-corais?
Apesar de os animais representados no cladograma compartilharem um mesmo ancestral, eles se caracterizam por distintos padrões de reprodução ou de nutrição dos embriões e descendentes

DIXSON, A. F. Mammalian Sexuality: The Act of Mating and the Evolution of Reproduction. Disponível em: www.cambridge.org.
Acesso em: 2 jul. 2024 (adaptado)
Ao longo do processo evolutivo, percebem-se, entre esses animais, perdas e ganhos nos padrões citados que envolvem o(a)
Impactos do microplástico A ação de fatores abióticos aliada à biodeterioração contribuem para a formação de microplásticos, os quais se
aderem a outros poluentes orgânicos apolares persistentes, como os derivados de pesticidas lipossolúveis. Há uma proporcionalidade direta entre a solubilidade desses tipos de poluentes e sua concentração nos tecidos dos organismos expostos a eles.
Disponível em: www.ecycle.com.br.
Acesso em: 9 dez. 2021 (adaptado).
Em animais vertebrados, essa associação de poluentes será preferencialmente acumulada no tecido