No mundo foram identificadas 34 áreas de alta biodiversidade conhecidas como “hotspots” de biodiversidade. Essas áreas foram definidas basicamente por dois critérios: que a presença de pelo menos 0,5% das plantas vasculares sejam espécies endêmicas e que a área esteja ameaçada de destruição, tendo perdido grande parte de sua biodiversidade. No Brasil, as áreas de “hotspots” estão situadas nos biomas:
No ciclo natural do Carbono, ignorando-se a intervenção do
homem, cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono são
retiradas da atmosfera pelos vegetais dos ecossistemas
terrestres (fotossíntese) e um valor semelhante é devolvido
pela respiração. A quantidade de Carbono devolvida para a
atmosfera pela respiração é de cerca de 120 bilhões de
toneladas. Essa devolução é feita fundamentalmente por dois
grupos: (1 ) pelos vegetais e pelos animais macroscópicos e (2 )
pelos organismos do solo, os chamados decompositores de
matéria orgânica, basicamente bactérias e fungos.
A participação na liberação de carbono para a atmosfera, em
percentagens aproximadas, dos dois grupos, na ordem grupo
(1 ) e grupo (2 ) é de:
Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas
absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o
professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi
adicionado CO2.
Quantidades iguais dessa água com CO2
foram colocadas em
frascos iguais, conforme a relação a seguir:

Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado,
para verificar a quantidade relativa de CO2
, adiciona-se 5 mL de
água de cal incolor a cada frasco.
Para testar a hipótese, o experimento deveria conter
Na produção de peptídeos de interesse médico, a engenharia
genética utiliza os processos descritos a seguir.
Processo I: a partir da análise da sequência de aminoácidos do
peptídeo, procede-se a síntese do segmento do
DNA correspondente. Esse DNA é transferido para
uma bactéria e o peptídeo produzido por ela é
separado, purificado e utilizado.
Processo II: a partir de células produtoras do peptídeo,
procede-se o isolamento do mRNA, a partir do qual
é produzido o correspondente cDNA (DNA
complementar) que é transferido para uma
bactéria. O peptídeo produzido pela bactéria é
separado, purificado e utilizado.
Comparando os dois peptídeos obtidos e os correspondentes
DNA produzidos pelos processos citados, assinale a afirmativa
correta.
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode. Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada
A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes
responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas
células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes
aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a
plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas
daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o
objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da
soja.
A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta
O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através
da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas
nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância
capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes
da aplicação do inibidor,
O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução
dos seres vivos.
Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do
gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três
ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,
conforme as propostas a seguir.
I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a
ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.
II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os
seres vivos se modificam ao longo do tempo.
III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de
Lamarck quanto a de Darwin.
Assinale:
Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir. I.A ciência começa com a observação. II.A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento. III.A teoria precede a observação. Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
São características vegetais associadas à sobrevivência em ambientes secos as abaixo relacionadas, EXCETO:
No último dia 22 de abril, na sede das Nações Unidas, em Nova York, 175 países assinaram o Acordo de Paris contra a mudança climática. Pela primeira vez foi atingido um consenso global em um acordo, no qual todos os países reconhecem que as emissões de gases do efeito estufa precisam ser desaceleradas e, em algum momento, comecem a cair. A emissão atmosférica excessiva dos chamados gases do efeito estufa:
Espécies exóticas invasoras têm um significativo impacto
na vida e no modo de vida das pessoas. Sobre essas
espécies, é correto afirmar que