O protagonista da série "House" é defensor da dedução lógica para chegar a uma conclusão racional

Considere o tema apresentado, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I A pesquisa cientifica é uma forma poderosa de aprender sobre a natureza, mas existem limitações estabelecidas pelas exigências científicas de que as hipóteses sejam testáveis e refutáveis e de que as observações e os resultados experimentais sejam reproduzíveis.
II A Teoria da Seleção Natural de Charles Darwin se justifica como teoria, por ser ampla em alcance, gera novas hipóteses e é sustentada por uma pequena quantidade de evidências.
III O método hipotético-dedutivo, também chamado de método científico, em seu processo científico começa sempre com a observação de um fato que posteriormente gera o problema, ou seja, aquilo que é uma pergunta que não se consegue responder diretamente com o conhecimento vigente.
IV A argumentação indutiva deriva de generalizações de casos específicos, enquanto a argumentação dedutiva prediz resultados específicos a partir de premissas gerais, partindo do geral para o específico.
V Em um experimento existe um grupo controle, ou experimento controlado, que serve de referência padrão em relação aos resultados fornecidos do grupo experimental. Não podemos incluir os grupos de controle e experimentais paralelamente para não haver interferências nos resultados.
"O gene DARC (Antígeno Receptor de Quimiocina Duffy), que está localizado no cromossomo 1 humano, codifica três tipos comuns de alelos: Fya e Fyb, que são capazes de expressar proteínas funcionais; e o Fy0, que não expressa proteínas na superfície dos eritrócitos devido a uma mutação na região promotora. Das três principais classes alélicas segregando em populações humanas, o alelo Fy0 demonstrou proteger contra a infecção causada pelo Plasmodium vivax, sendo mais frequentemente encontrado na África, enquanto os alelos Fya e Fyb, são mais comuns na Ásia e Europa, respectivamente.
" McManus, K. F.; Taravella, A. M.; Henn, B. M.; Bustamante, C. D; Sikora, M.; Cornejo, O. E. Population genetic analysis of the DARC locus (Duffy) reveals adaptation from standing variation associated with malaria resistance in humans. PLOS Genetics, v. 16, n. 3, p. 1-27, 2017.
Os genótipos de indivíduos em duas populações diferentes foram determinadas para o locus Fy. Foram observados os seguintes números de genótipos:
Quais as frequências alélicas nas populações A e B?
O sistema endócrino apresenta numerosas glândulas responsáveis por produzir hormônios, que influenciam em diversas funções do organismo humano. Dentre as diversas glândulas do referido sistema a hipófise é considerada a "glândula mestra", por produzir e liberar hormônios que regulam o funcionamento de diversas outras glândulas endócrinas. Com relação a hipófise, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A ocitosina, hormônio produzido e liberado pela neuronohipófise, estimula as contrações uterinas no momento do parto e desempenha papel importante na amamentação, estimulando a secreção do leite em resposta à sucção do bebê.
( ) Na região da adenohipófise é produzida o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), responsável por estimular o funcionamento das glândulas suprarrenais localizadas sobre os rins.
( ) Nos néfrons há a reabsorção de água pelos duetos coletores dos rins estimulada pelo hormônio antidiurético (ADH) deixando a urina mais concentrada. Esse hormônio, produzido pela neurohipófide, é conduzido até os rins pela corrente sanguínea.
( ) O hormônio do crescimento (GSH) ou somatotropina estimula o crescimento do corpo como um todo, por meio do estímulo à divisão celular e ao desenvolvimento dos tecidos corporais.
( ) A tireoide, glândula endócrina que libera hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo, tem o funcionamento estimulado pelo hormônio tireoideotrópico (TSH) produzido pela adenohipófise.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Com relação aos conceitos básicos em genética, numere corretamente a coluna da direita de acordo com a esquerda:
(1) Consiste no cruzamento de um indivíduo com o genótipo dominante com outro de genótipo recessivo.
(2) O fenótipo do heterozigoto inclui os fenótipos de ambos homozigotos.
(3) Efeito de um único gene na expressão de várias características.
(4) Expressão de um gene é influenciada pelo sexo do genitor que transmite o gene para seus descendentes.
(5) O fenótipo do heterozigoto é intermediário entre os fenótipos dos dois homozigotos.
(6) Influência de vários genes na expressão de uma única
( ) Dominância incompleta
( ) Pleiotropia
( ) Poligenia
( ) Cruzamento-teste
( ) Codominância
( ) lmprinting genômico
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Os processos que permitem a formação de novas células são os mecanismos de divisão celular, a mitose e a meiose. Quanto à meiose, assinale a alternativa incorreta.
Os pelos e seus folículos pilosos formam unidades estruturais complexas. Nessas unidades, os pelos são flamentos longos e os folículos pilosos são invaginações tubulares da epiderme a partir das quais o pelo cresce. Assinale a alternativa incorreta sobre os folículos pilosos.
Assinale a alternativa correta que informa a classifcação da sinapse que ocorre entre um terminal axônico e um corpo celular neuronal.
A forma de reprodução o vírus, pode acontecer por ciclo lítico ou ciclo lisogênico. Assinale a alternativa CORRETA sobre ciclo lítico:
Que tipo de capilar possui válvulas que garantem sua função e se iniciam em fundo de saco?
Um helicóptero colidiu com um prédio, causando incêndio e o desabamento deste. Os bombeiros foram acionados para o resgate de vítimas no qual muitas conseguiram ser resgatadas ainda com vida. Algumas não tiveram a mesma sorte. A identificação de pessoas nessa situação nem sempre é fácil. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
O número de plantas de uma área conhecida pode ser contado através de uma amostragem com quadrats. Embora quadrat signifique uma figura de 4 lados, nas técnicas de amostragem da vegetação, esse termo é usado para designar uma unidade amostral que pode ser circular, hexagonal, retangular, ou mesmo uma área irregular. A escolha da forma é importante, pois o chamado efeito de borda varia em intensidade, em função da forma do “quadrat” escolhido. As duas unidades amostrais que apresentam menor efeito de borda são:
Analise a citação a seguir e os cinco climogramas apresentados,
nos quais a temperatura está indicada pela curva e a precipitação
pelas barras.
“As árvores com troncos tortuosos de casca grossa, constituem o
elemento dominante da paisagem. Não há árvores de porte
elevado, pois raramente ultrapassam uma dezena de metros em
altura. Os troncos torcidos e recurvados assumem as mais
bizarras formas"

A descrição acima evidencia um conhecido bioma brasileiro
representado pelo climograma:
Coeficientes binários de similaridade têm como base dados em
uma tabela 2x2, onde:
a = № de espécies nas amostras A e B (ocorrência conjunta);
b = № de espécies na amostra B, mas não na amostra A;
c = № de espécies na amostra A, mas não na B;
d = № de espécies ausentes nas duas amostras.

Coeficientes binários que NÃO utilizam a dupla ausência, ou
valor d, na tabela acima, são apenas:
A Ecologia da Paisagem integra conhecimentos de várias áreas, mas, apesar de recente, já possui uma terminologia própria. Destacam-se aqui três definições, na perspectiva ecológica, de um pequeno glossário dessa área: I.Capacidade da paisagem (ou das unidades da paisagem) de facilitar os fluxos biológicos. A conectividade depende da proximidade dos elementos de habitat, da densidade de corredores, e da permeabilidade da matriz. II.Áreas homogêneas (numa determinada escala) de uma unidade da paisagem, que se distinguem das unidades vizinhas e têm extensões espaciais reduzidas e não lineares. III.Paisagem que apresenta uma estrutura contendo mancha, corredores e matriz (pelo menos dois desses elementos). As definições acima correspondem, respectivamente, a:
Para conhecer melhor a organização de uma comunidade
ecológica, pode-se medir o compartilhamento de recursos entre
as diferentes espécies. Uma das medidas utilizadas para avaliar a
sobreposição dos nichos (“niche overlap") é a de MacArthur &
Levins (1967), posteriormente modificada por Pianka em 1973.
A respeito dessas formas de medições, analise as afirmativas a
seguir:
I.Na forma de medir a sobreposição de nichos de MacArthur &
Levins, o nicho das espécies j e k não são simétricos, enquanto na
proposta de Pianka, os nichos das espécies j e k são simétricos.
II.A forma de MacArthur & Levins foi considerada uma medida
do índice de competição entre duas espécies. Essa concepção foi
abandonada na atualidade, depois da aceitação do modelo de
Pianka.
III.O índice Simplificado de Morisita proposto por Horn (1966),
que é muito semelhante à proposta de Pianka, é também usado
para medir a sobreposição de nichos das espécies de uma
comunidade.
Está correto o que se afirma em: