As atividades de controles internos são consideradas as atividades materiais e formais como: políticas, procedimentos, técnicas e ferramentas, implementadas pela gestão para diminuir os riscos e assegurar o alcance de objetivos organizacionais e de políticas públicas. Essas atividades podem ser
Em uma palestra sobre normas vigentes de auditoria emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade acerca do Auditor Independente, foram abordados os seguintes itens: responsabilidades da liderança pela qualidade na firma, exigências éticas relevantes, aceitação e continuidade do relacionamento com clientes e de trabalhos específicos, recursos humanos, execução do trabalho e monitoramento. Nos termos da NBC PA 01, esses itens representam elementos tratados por políticas e procedimentos inclusos em
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre as distorções que são consideradas relevantes. Esses julgamentos fornecem a base para determinar a
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas
demonstrações contábeis por parte dos usuários e isso é
alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo
auditor. Essa opinião expressa se as demonstrações
contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os
aspectos relevantes, em conformidade com a
É ideal que o sistema de controle interno seja instituído:
O Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis de várias maneiras. É possível dizer que o planejamento auxilia em vários aspectos, EXCETO:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria interna, no planejamento de uma auditoria, os fatos relevantes que devem ser considerados pelo auditor na execução dos trabalhos incluem
I o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade.
II o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade.
III a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade.
IV o uso do trabalho de especialistas.
V os riscos de auditoria, quer pelo volume quer pela complexidade das transações e operações.
Assinale a opção correta.
Sobre o controle interno sob o enfoque contábil, assinale a alternativa INCORRETA:
Considere:
I. abordagem sobre a extensão dos trabalhos.
II. alcance ilimitado dos procedimentos de auditoria.
III. relatório parcial no caso de irregularidades que necessitam providências imediatas.
IV. imparcialidade.
V. confidencialidade do seu conteúdo.
Nos termos da NBC TI 01, é característica do relatório de auditoria o que consta APENAS em
As Normas de Auditoria do TCU (NAT, 129) estabelecem os requisitos de qualidade que a equipe de auditoria deve orienta-se na redação do Relatório de Auditoria. Marque a alternativa que apresenta esses requisitos adotados pelo TCU:
A Receita pública é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) arrecadados para atender às despesas públicas. Com relação a Classificação da Receita Pública, marque a alternativa correta.
Considerando-se o que estabelece a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, é CORRETO afirmar que:
16) Leia as assertivas acerca da Auditoria Interna:
I) A Auditoria Interna é exercida somente nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo.
II) A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.
III) Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
IV) As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de "provas", que devem ser suficientes, fidedignas, e, na maioria dos casos, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.
Marque a alternativa CORRETA:
O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. Sobre o relatório da Auditoria Interna, assinale a alternativa INCORRETA: