A NBC TA 240, que trata da Responsabilidade do Auditor em relação à fraude, no contexto da Auditoria das Demonstrações Contábeis, estabelece quais são os objetivos do auditor. De acordo com esta NBC, encontram-se entre os objetivos do auditor
Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue o item que se segue.
Na organização dos papéis de trabalho do tipo corrente, o auditor deve assentar informações de natureza perene, que possam ser utilizadas em mais de um trabalho de auditoria.
Durante a execução de seus trabalhos, tendo verificado não conformidades nos registros contábeis de entidade estatal, o auditor realizou entrevistas com os responsáveis da área, circularização, conciliação e revisão analítica.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
Na revisão analítica, o auditor deve considerar a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Determinado auditor defrontou-se com evidências circunstanciais acerca de uma não conformidade na área auditada. Ele, então, elaborou matriz de seus achados de auditoria.
Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
A evidência circunstancial demonstra um fato que pode levar a outro fato e não é suficiente para sustentar um achado.
Julgue o item a seguir, relativo à documentação de auditoria.
A documentação preparada pelo auditor deve ser suficiente para permitir que outro auditor, sem envolvimento anterior com a auditoria, compreenda a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados.
Entre os tipos de trabalho de asseguração descritos pelas Normas Brasileiras de contabilidade aplicadas à Auditoria (NBC-TA), encontram-se os trabalhos de asseguração previamente acordados. Em relação a esse tipo de trabalho, é INCORRETO afirmar:
“O __________ é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.” Marque a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima.
Considere as informações a seguir.
1.No dia 17/6, o saldo contábil da conta Bancos era igual ao saldo verificado no extrato bancário.
2.No dia 18/6, o cliente pagou com cheque, no caixa da empresa, uma duplicata no valor de $ 1.000. O cheque foi enviado para depósito no mesmo dia.
3.No dia 19/6, o banco devolveu o cheque por falta de fundos.
Sabendo-se que o contador efetuou o lançamento contábil referente ao recebimento da duplicata, mas se esqueceu de contabilizar o depósito efetuado, ao se proceder à conciliação bancária em 19/6, verificou-se que o saldo da conta Bancos estava
No início do planejamento de uma auditoria, a questão crítica é a definição do volume de informações necessário à obtenção de uma segurança razoável. Essa decisão depende
A matriz de achados de auditoria deve
Os testes de auditoria que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade são denominados
Quanto à legislação e às aplicações da auditoria, em particular do Setor Público, julgue o item subsequente.
O auditor interno pode valer-se de amostragem não estatística, mas, nesse caso, a amostra deverá proporcionar informações suficientes e adequadas que fundamentam os resultados da auditoria interna.
Antes de iniciar a etapa de planejamento de determinada auditoria, o auditor deve
As normas de planejamento de auditoria das demonstrações contábeis determinam que se documente
A NBC TI 01 estabelece que os papéis de trabalho devem propiciar a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas. Para tanto, essa norma determina expressamente que os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe