À luz das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade que tratam do auditor independente e da auditoria independente de informação contábil histórica, julgue o item subsequente.
A documentação de auditoria e a evidência de auditoria remetem ao mesmo conceito, ou seja, ambas são constituídas por registros, documentos e outras informações que permitem a obtenção de conclusões pelo auditor.
Quanto à legislação e às aplicações da auditoria, em particular do Setor Público, julgue o item subsequente.
As orientações e expectativas externadas pela administração da entidade aos auditores internos constituem-se em fator relevante na execução dos trabalhos da auditoria interna.
Acerca dos instrumentos de fiscalização, julgue o item seguinte.
Denomina-se levantamento o instrumento de fiscalização utilizado para examinar, ao longo de um período predeterminado, a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.
Acerca dos instrumentos de fiscalização, julgue o item seguinte.
A inspeção é o instrumento de fiscalização empregado para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações no que diz respeito à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos e atos administrativos.
Durante a execução de seus trabalhos, tendo verificado não conformidades nos registros contábeis de entidade estatal, o auditor realizou entrevistas com os responsáveis da área, circularização, conciliação e revisão analítica.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
A entrevista é técnica útil para a descoberta de novos fatos relacionados ao objeto da apuração e para a indicação de novos caminhos de investigação.
No que se refere ao relatório de auditoria, julgue o próximo item.
O relatório de auditoria inclui introdução, objetivo, escopo, achados, manifestação da área auditada, conclusão e recomendações.
Julgue o item a seguir, relativo à documentação de auditoria.
O término da montagem do arquivo final de auditoria, após a data do relatório do auditor, é um processo administrativo que não envolve a realização de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões.
Ao realizar auditoria que tenha por objeto a regularidade dos proventos e pensões pagos por órgão sujeito a sua jurisdição, o Tribunal de Contas da União:
Entre os riscos envolvidos em uma auditoria, o único que existe apenas em função da realização do trabalho de auditoria é o risco
Na documentação de auditoria, deve-se excluir
O instrumento formal e técnico por intermédio do qual a equipe de auditoria comunica aos leitores o objetivo e as questões de auditoria, o escopo e as limitações de escopo, a metodologia utilizada, os achados de auditoria, as conclusões e as propostas de encaminhamento é denominado
Um sistema de controle interno eficaz reduz, a níveis aceitáveis, o risco de não se atingir o objetivo de uma entidade e pode estar relacionado a uma, a duas ou a todas as três categorias de objetivos. Nesse contexto, a determinação de que os componentes e princípios relacionados continuem a existir na operação e na condução do sistema de controle interno para atingir objetivos especificados refere-se
Sobre os objetivos da Auditoria Operacional, assinale a afirmativa correta.
O procedimento de auditoria que analisa os pagamentos e recebimentos ocorridos após o final da data-base das demonstrações contábeis e que é aplicado para apresentar evidências ao auditor de que o cliente auditado não possui problemas em relação à continuidade denomina-se:
Uma das normas emanadas do CFC, NBC-PA 11, trata da revisão externa pelos pares. O objetivo principal dessa norma é: