De acordo com a Resolução CFC no 986/2003 (NBC TI 01), na realização dos trabalhos de auditoria interna, os fatos, as informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações deverão ser
Na forma adotada pelo TCU, o escopo de uma auditoria deve ser estabelecido de modo suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho, envolvendo, para tanto, a definição dos seguintes fatores, exceto:
Os seguintes assuntos integram a estrutura das Normas Fundamentais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:
A cada três anos, as unidades de auditoria interna de entidades da Administração Indireta Federal devem ser avaliadas por outras unidades de auditoria interna, com o intuito de verificar se as atividades realizadas estão de acordo com as normas estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF n. 01, de 06/04/2001. Essa avaliação trienal é denominada:
Acerca do conceito de controladoria, bem como de sua aplicabilidade ao setor público, é correto afirmar que:
Na execução de uma auditoria, espera-se do auditor independente que
De acordo com as normas de auditoria externa, quando o auditor desenvolve seus trabalhos com uma postura que inclui questionamento e avaliação crítica e detalhada, e desempenhe os trabalhos com alerta para condições que possam indicar possível distorção, devido a erro ou fraude nas demonstrações financeiras, o auditor está aplicando
A auditoria operacional surgiu da necessidade de melhorar os informes apresentados pelos auditores no que se refere aos resultados da gestão privada e pública em face das limitações das informações financeiras. A auditoria operacional preocupa-se em verificar a economia, a eficiência e a eficácia.
Com relação ao conceito de auditoria operacional, analise as sentenças a seguir.
I. Economicidade: é apresentar um desempenho satisfatório sem desperdício, ou seja, gastar bem.
II. Eficiência: representa a relação entre os bens ou serviços produzidos e os recursos utilizados para produzi-los.
III. Eficácia: é a relação entre os objetivos planejados e os resultados alcançados.
A análise permite concluir que está(ao) CORRETA(S)
A avaliação do risco operacional, durante a fase do planejamento da auditoria, destina-se à identificação de áreas e sistemas relevantes a serem auditados.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das espécies de riscos operacionais.
Marque a alternativa que demonstra uma ação de supervisão e controle de qualidade dos trabalhos da equipe técnica durante a execução da auditoria.
A respeito dos Papéis de Trabalho (PT), documentação obrigatória gerada na execução da auditoria das demonstrações contábeis, assinale a afirmativa INCORRETA.
A utilização dos mesmos profissionais de liderança na equipe de auditoria, numa mesma entidade auditada, por longo período, pode criar a perda da objetividade e do ceticismo necessários na auditoria.
Visando impedir tal risco, é necessária a aplicação da seguinte ação.
Na área pública, o controle interno tem o objetivo de ser, simultaneamente, um mecanismo de auxílio ao administrador público e um instrumento de proteção e defesa do cidadão. O controle contribui para que os objetivos da organização pública sejam alcançados e que as ações sejam conduzidas de forma econômica, eficiente e eficaz, resultando na salvaguarda dos recursos públicos contra o desperdício, o abuso, os erros, as fraudes e as irregularidades.
(Castro, D. P. Auditoria e Controle Interno na Administração Pública. Paulo: Atlas, 2008)< i>b>
Considerando as formas de controle interno, pode-se afirmar que o disposto no Art. 60 da Lei nº 4.320/64 e suas alterações posteriores (normas de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos públicos): É vedada a realização de despesa sem prévio empenho, constitui-se em um exemplo de controle
Um auditor planeja entregar seu parecer sem ressalvas em relação à auditoria de 2010 de uma empresa, em 20 de janeiro de 2011. No dia 15 de janeiro de 2011, ele recebe a informação de que o principal cliente da empresa auditada, responsável por 80% de suas vendas, e que já estava em má situação em 2010, pediu concordata. Considerando que não há risco de descontinuidade da empresa, o auditor deve
Constitui-se em técnica de auditoria