Julgue os próximos itens acerca da legislação brasileira relativa a
arquivos.
O cidadão que testemunhar ato lesivo ao patrimônio público ou ao patrimônio histórico e cultural deve apresentar denúncia ao Ministério Público da União, a única parte legítima para propor ação popular com o objetivo de anular o ato lesivo.
Julgue os próximos itens acerca da legislação brasileira relativa a
arquivos.
Compete unicamente à esfera federal legislar tanto sobre proteção quanto sobre responsabilidade por dano ao patrimônio histórico, cultural e artístico.
Com base na legislação brasileira, julgue os próximos itens acerca
de microfilmagem aplicada a arquivos.
As microformas, que resultam da microfilmagem de documentos públicos ou oficiais, bem como as certidões e os traslados originários de microfilmes e as cópias fotográficas obtidas diretamente dos filmes produzem efeitos em juízo, desde que feitas e autenticadas por entidades autorizadas e em conformidade com a lei.
Considerando a obrigatoriedade de se adotar, no processo de
microfilmagem de documentos arquivísticos, os símbolos
constantes da norma ISO 9878/1990 e o roteiro de sinaléticas
indicados na Resolução n.º 10/1999 do CONARQ, julgue os itens
a seguir.
O símbolo a seguir indica que o documento não foi reproduzido, na íntegra, no mesmo rolo de microfilme e que, portanto, continua no próximo rolo.
Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.
A preservação da informação em formato digital é apenas um problema tecnológico, que será solucionado com o desenvolvimento, pela indústria de tecnologia da informação, de ferramentas capazes de garantir a segurança física dos dados.
Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.
A exposição de mídias magnéticas a campos magnéticos pode causar distorção ou perda de dados, portanto, devem ser armazenadas em mobiliário de aço tratado com pintura de efeito antiestático.
Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a
arquivos.
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) é desenvolvido em plataforma tecnológica própria e tem por finalidade gerenciar todas as operações que envolvam documentos digitais, independentemente da existência ou não de programa de gestão arquivística na instituição.
Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a
arquivos.
O documento arquivístico digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional, tratada e gerenciada como documento arquivístico.
Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a
arquivos.
O e-ARQ Brasil é um sistema gerenciador de bases de dados estruturados, desenvolvido segundo os princípios da arquivística, com regras de acesso, formatação e validação que buscam garantir a integridade dos dados.
No processo de avaliação, quando um documento demonstra a aquisição, manutenção, transferência, modificação ou extinção de direitos, diz-se que ele possui valor
São rotinas correspondentes às operações de arquivamento, exceto a opção:
O arquivo pode ser compreendido como sendo um conjunto de documentos produzidos e acumulados por pessoas ou instituições de forma a descrever e provar eventos acontecidos em determinada época. Nesse sentido, uma das finalidades do arquivo é
Em uma instituição financeira, o arquivista identifica os conjuntos documentais que fazem parte do ciclo vital. Tais documentos vinculam-se à vida política e institucional da empresa e interessam, principalmente, ao público em geral. Essas características são específicas da fase
Numa pesquisa via Internet, realizada a partir de São Paulo, sobre quais eram os documentos que estavam custodiados pelo Arquivo Municipal de uma cidade, o usuário afirmou que as informações não eram suficientes para a sua pesquisa. Ele precisava saber quais os conjuntos de documentos mantidos pelo arquivo. Queria conhecer e precisava ler sobre o histórico, a natureza, a estrutura, o período de tempo abrangido e a quantificação de cada conjunto documental. Assim, justificaria sua viagem àquela cidade.
Com base nos elementos apresentados pelo usuário, o Arquivo Municipal dessa cidade deverá reestruturar o seu
A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) dá direcionamentos para a preparação de registro de autoridade arquivística. Tal registro fornece descrições de entidades que tenham relação com a produção e a manutenção de arquivos. Assim, qualquer elemento que puder ser usado para identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridades, denomina-se