Toda finalidade de arquivamento se resume em preservar a documentação, tornando-a útil
como informação. Acerca disso, analise as proposições que seguem.
I. O método geográfico é utilizado quando há preferência pelo arquivo de documentos
segundo uma divisão geográfica preestabelecida. A divisão pode ser por países, estados,
cidades, regiões, distritos, bairros e zonas, dentre outras, dependendo da empresa.
II. O valor de um documento é determinado levando-se em consideração todas as finalidades
que possui e seu tempo de vigência, que, muitas vezes, se subordina a imperativos da lei.
Os documentos são classificados por seu valor em permanente-vitais, permanentes e
temporários.
III. Os arquivos de prosseguimento são muito importantes para a empresa, já que por meio
deles se pode acompanhar assuntos pendentes ou que aguardam providências, como cartas
que esperam respostas, duplicatas a receber, faturas a pagar, apólices de seguro que devem
ser renovadas, dentre outros. O arquivo de prosseguimento possibilita ao profissional de
secretariado constante follow up.
IV. O arquivamento mnemônico é um tipo de método alfanúmerico que dá cores aos diversos
grupos de letras, e a cor das guias é dada de acordo com a segunda letra da palavra-chave.
V. O arquivamento variadex é um tipo de método alfabético que procura combinar as letras do
alfabeto de forma a auxiliar a memória. São relacionadas as letras do alfabeto, dando
significado a cada uma delas por meio de uma palavra-chave.
Estão CORRETAS apenas:
Leia o texto abaixo:

São caracteres ou elementos externos, extrínsecos, físicos, de estrutura ou formais,
EXCETO:
Leia o texto abaixo.

De acordo com a autora em questão, compreendem momentos históricos importantes na
história dos arquivos e da arquivologia, EXCETO:
Com relação à preservação e conservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o texto abaixo:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando o conceito de protocolo, entendido como o conjunto de operações visando
ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a
imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à
informação, é INCORRETO afirmar
A arquivologia adota a teoria das três idades ou fases pelas quais os documentos de uma
instituição passam: fase corrente, fase intermediária e fase permanente.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando cada fase da tramitação
do documento ao seu respectivo conceito.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Assinale a opção que indica a sequência correta das atividades que estão sob responsabilidade do protocolo.
A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsecutivos.
Os documentos de arquivo são produzidos, originariamente, nos arquivos correntes, em múltiplos exemplares.
No que se refere ao gerenciamento de informação e à gestão de documentos, julgue os próximos itens.
Eliminação de documentos de arquivo, protocolo e transferência de documentos para o arquivo intermediário são atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes.
No que diz respeito a tipologias documentais e a suportes físicos, julgue os itens subsequentes.
A microfilmagem, que garante a autenticidade de documentos, é uma maneira legalmente aceita de substituição do suporte documental.
No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão
de
documentos, julgue os itens subsecutivos.
A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.
Considerando as tipologias documentais e a preservação de
documentos, julgue os próximos itens.
Produzir documentos de arquivo em papel cujo pH seja neutro é uma forma de preservá-los.
Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.
Documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores de atividades-meio da organização são considerados documentos de arquivo, apesar da vinculação indireta entre esses documentos e a missão da organização.
Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.
Os arquivos da organização incluem os documentos utilizados como material de referência nos setores de trabalho.