Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei de Arquivos nº 8.159/1991).
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Acerca da importância da implementação dos programas de gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta.
Na gestão de documentos, a elaboração e criação de documentos ocorre na fase de:
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
A classificação dos documentos de arquivo deve levar em conta a espécie documental.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
As massas documentais acumuladas são formadas a partir da aplicação da tabela de temporalidade.
Analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas
Na empresa Y, uma documentação que teve seu processo finalizado na fase corrente, esta documentação poderá ser:
I. Eliminada nesta fase se não houver valor histórico.
II. Recolhida diretamente para o arquivo permanente.
III. Eliminada somente na fase intermediária.
IV. Fase intermediária e eliminada somente no arquivo permanente.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Para garantir o recebimento dos documentos arquivísticos digitais selecionados para preservação, algumas atividades têm como objetivos a autenticidade e a acessibilidade contínuas desses documentos, EXCETO:
Dentre as assertivas abaixo para o tratamento de arquivos permanentes, independente de seu suporte, qual alternativa NÃO condiz com princípios, conceitos e solução para o tratamento adequado a esses arquivos:
Alguns fatores determinam o recolhimento dos acervos. Nas alternativas abaixo, qual característica NÃO se encaixa nesse rol de fatores:
A etapa na gestão de documentos em que é tomada a decisão por seu arquivamento ou por sua eliminação é a
Sobre o método alfabético de arquivamento, considere as seguintes afirmativas:
1 - Os artigos e preposições são considerados parte integrante do último sobrenome.
2 - Os nomes que exprimem grau de parentesco não são considerados parte integrante do último sobrenome.
3 - Nomes orientais (japoneses, chineses e árabes) são ordenados (registrados) como se apresentam, na ordem direta.
4 - Nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser registrados como se apresentam (ordem direta).
Assinale a alternativa correta.
A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso, em que deve ser tomada uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. Constituem objetivos da gestão de documentos, exceto:
Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. As sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação, são conhecidas como gestão de documentos.
Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. A produção de cópias dos documentos expedidos deve ser de responsabilidade do encarregado da expedição.