O arquivamento de documentos é uma prática utilizada para definir o nível de segurança de uma informação dentro de uma empresa. Os documentos podem ser classificados de acordo com os tipos, formas, critérios e métodos. Em relação aos arquivos marque o item CORRETO:
Para garantir um dos objetivos da gestão de documentos – assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para a pesquisa científica – é necessário que se faça a:
A conexão das descrições dos documentos às informações sobre produtores e custodiadores é essencial para fornecer aos usuários uma compreensão global do material arquivístico descrito. Para fazer uma descrição normalizada das instituições custodiadoras, deve-se usar a norma:
Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue os itens subsecutivos.
A diferença entre o MoreqJUS e o e-ARQ Brasil é que o
primeiro foi pensado para gestão de documentos apenas
digitais, enquanto o e-ARQ Brasil prevê sua aplicação a
documentos híbridos.
Reália é como os bibliotecários denominam os objetos desprovidos de linguagem, extraídos da natureza ou fabricados pelo homem. Na prática arquivística brasileira, no entanto, tais documentos são comumente chamados de
Dentre as rotinas características da gestão de documentos, a única que prescinde da participação do arquivista é
Na implantação de programas de gestão de documentos no Brasil, um dos maiores problemas enfrentados pelos arquivistas tem sido
Na eliminação de documentos em suporte-papel, deve-se utilizar a
Determinada instituição está gerando documentos desnecessários, aumentando o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado. Esse problema pode ser resolvido por meio da gestão de documentos em sua:
Julgue os próximos itens, referentes à gestão de documentos.
A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de
recuperação de informação, a gestão do correio eletrônico, a
análise de sistemas, a produção e manutenção de programas de
documentos vitais e o uso da informatização nesses processos
são elementos da fase de produção do programa de gestão de
documentos.
Segundo Bernardes (1998, p. 14), a avaliação é um “Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental”. Essa importante função arquivística apresenta muitos benefícios para as organizações, desde que a sistematizemos em uma ferramenta. A opção que apresenta CORRETAMENTE a ferramenta arquivística e seus benefícios gerados pela avaliação é Racionalização da produção e do fluxo de documentos; Liberação de espaço físico; e maior Incremento à pesquisa.
Qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa pode ser considerado documento. O arquivo e a biblioteca possuem o documento como elemento em comum, no entanto possuem distinções na finalidade, forma de acumulação, tipo de conjunto etc. Tendo por base a distinção entre os dois, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Documento de arquivo 2 - Documento de biblioteca ( ) Finalidade cultural ( ) Finalidade administrativa e jurídica ( ) Documentos de uma mesma proveniência ( ) Atividade humana individual ou coletiva ( ) Acumulação de forma natural Assinale a sequência correta.
De acordo com a legislação brasileira, a gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento aplicáveis nas fases
Julgue os próximos itens, referentes à gestão de documentos.
Um programa geral de gestão de documentos envolve as
seguintes fases: captura, armazenamento e destinação.
Sobre Gestão de documentos, considere:
I.Compreende o planejamento e controle das atividades
de produção, classificação e recuperação, avaliação,
descrição e difusão, proteção e preservação
de documentos de arquivo.
II.Quanto ao manuseio, recomenda-se grampear os
documentos (especialmente os de guarda permanente).
III.Arquivo Intermediário é o conjunto de documentos
indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas
de uma administração, por isso seu acesso
deve ser fácil e rápido.
IV.Dossiê é uma unidade de arquivamento constituída
de documentos relacionados entre si por assunto.
Está correto o que consta APENAS em