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Leia o texto abaixo.

Hamilton é arquivista e trabalha no arquivo intermediário de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Em dezembro de 2015, Hamilton recebeu no arquivo intermediário os seguintes documentos:

- O projeto de pesquisa, original, proposto por um professor do Departamento de Sociologia e Antropologia, produzido em março de 2013, com o seguinte despacho: “O projeto foi executado entre 10/03/2013 e encerrado em 27/11/2015".

- Uma pasta contendo os resultados e as avaliações parciais, originais, dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas, referentes ao ano letivo de 2014, com a seguinte despacho: “Informações incluídas no relatório final".

- As folhas de ponto, originais, dos bolsistas de iniciação científica de um projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, referentes ao ano letivo de 2010.

- As fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, originais, produzidas no segundo semestre de 2015.

Considerando-se essas informações, a terminologia arquivística e o trecho da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentado abaixo.

Analise os quatro procedimentos a seguir.

I. Hamilton deve efetuar a transferência do projeto de pesquisa do professor do Departamento de Sociologia e Antropologia ao arquivo intermediário, onde irá permanecer até novembro de 2018, quando, então, deverá ser recolhido ao arquivo permanente.

II. Hamilton deve devolver a pasta contendo os resultados e as avaliações parciais dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas ao arquivo corrente da unidade, onde deverá permanecer até 2019, quando, então, deverá ser transferida ao arquivo intermediário.

III. Hamilton não deve efetuar a transferência das folhas de ponto dos bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até 2062, quando, então, poderão ser eliminadas.

IV. Hamilton não deve efetivar a transferência das fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até o segundo semestre de 2020, quando poderão ser eliminadas.

Está(ão) CORRETO(S):

Leia o texto a seguir.

Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I. Regimento e contrato são exemplos de gênero.

II. Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.

III. Documento digital, documento eletrônico e documento textual são espécies documentais.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Indique os documentos que são considerados de guarda eventual:

O sentido pleno de cada documento de arquivo evidenciase por meio de sua relação com os demais documentos produzidos/recebidos/acumulados por uma instituição. Tal relação é conhecida como

O ambiente em que ocorre a ação registrada no documento tem hoje contornos bastante alargados. Quando se trata das normas internas que regulam a produção, a tramitação, o uso e o arquivamento dos documentos da instituição, temos o chamado contexto

Correlacione as duas colunas, considerando as características dos documentos listados e o prazo de guarda: I – Relatórios parciais de pesquisas para atividades de publicidade II – Projeto para a construção da Cidade Administrativa III – Folders de fornecedores de material de consumo ( ) Documento de guarda eventual ( ) Documento de guarda temporária ( ) Documento de guarda permanente A correlação correta é:

O Dicionário brasileiro de terminologia arquivística admite, como equivalente de gestão de documentos, a expressão

O prazo mínimo de guarda dos autos dos processos judiciais com trânsito em julgado conta-se a partir da data

Considere uma instituição pública que tem programas de retenção e eliminação de documentos, e que segue procedimentos estabelecidos para recolher à instituição arquivística pública os de valor permanente. Tal instituição se encontra no seguinte nível de aplicação da gestão de documentos:

Considere um acervo em idade corrente, que já está classificado. Para permitir a racionalização do fluxo documental e a implementação de um programa de gestão de documentos, ele deve ser:

A composição do filme destinado a registrar imagens cinematográficas demanda procedimentos específicos de preservação. Nesse sentido, é preciso levar em conta as modificações que o filme sofreu ao longo do tempo, tendo sido fabricado, sucessivamente, à base de

Segundo Bruno Delmas, os arquivos têm quatro utilidades fundamentais: uma utilidade jurídica, pelo aspecto probatório dos documentos; uma utilidade de gestão, pelo fato de os documentos permitirem a busca de antecedentes; uma utilidade científica, pela possibilidade de se compreender determinadas realidades, por meio dos documentos; e uma utilidade social, na medida em que os documentos propiciam

Ao explicar o conceito de gestão de documentos em seu

manual Arquivo: teoria e prática, Marilena Leite Paes afirma

que uma das principais contribuições do arquivista no

processo de produção documental, seja no âmbito de um

órgão público ou de uma entidade privada, é

Com a perspectiva de oferecer ao cidadão mecanismos

que lhe permitam acompanhar a tramitação dos documentos

de seu interesse, além de incentivar a padronização

das informações relevantes sobre os documentos (avulsos

ou processos), o Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão e o Arquivo Nacional elaboraram o Projeto Protocolo

Integrado, cuja primeira versão foi divulgada em

maio de 2012.O projeto atribui códigos ao status do documento,

prevendo 8 (oito) possibilidades: 01.em tramitação

− em análise; 02.em tramitação − em diligência; 03.em

tramitação − em exigência; 04.extraviado; 05.arquivado;

06.arquivado no Arquivo Nacional; 07.eliminado; e 08.

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