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A estrutura de armazenamento em um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) deve fazer parte de uma arquitetura tecnológica que permita a preservação e a recuperação a longo prazo dos documentos arquivísticos. Por isso, essa estrutura deve abrigar:

Na gestão de documentos, o termo “recolhimento” significa:

O documento de arquivo é um dos cernes da Arquivologia. A respeito dele, é correto afirmar:

1.É facultado ao Poder Público Estadual e Municipal a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos administrativos, como instrumento de apoio às Universidades Públicas Federais.

2.Consideram-se arquivos, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

3.Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

4.Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, sem ressalvas de sigilo.

5.A administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma da Lei.

6.Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Nas organizações públicas e privadas, a gestão de documentos tem como finalidade principal criar instrumentos de controle e monitoramento do armazenamento e tráfego de documentos nas empresas. Entre seus benefícios acessórios, pode-se destacar:

Com relação à gestão de documentos, assinale a afirmativa CORRETA.

Há vários benefícios envolvidos quando se tem uma boa gestão de arquivos. Dentre as alternativas abaixo, aquela que descreve de forma mais completa estes benefícios é:

Todas as alternativas abaixo trazem benefícios secundários da gestão de documentos, EXCETO:

Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em três fases:

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa relacionada à gestão da segurança em arquivos.

( ) Rotinas de limpeza e manutenção de todas as áreas e instalações do edifício são fundamentais para evitar a maior parte dos agentes de degradação dos acervos arquivísticos.

( ) Em relação a furtos e vandalismo, deve-se investir em sistemas de alarme e detectores internos que funcionem durante o período de fechamento da instituição, já que durante o expediente dificilmente ocorrerão esses fatos.

( ) No que toca à proteção dos documentos da ação da radiação solar, recomenda-se o uso de cortinas ou persianas de materiais não inflamáveis.

( ) Para se fazer qualquer intervenção para proteção ou recuperação de documentos, deve-se obedecer a critérios de prioridades estabelecidos previamente.

A sequência correta é

Leia o texto a seguir e marque a alternativa correta.

A Unidade do Arquivo Público do Estado, na condição de órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, é a responsável pela formulação e implementação da política estadual de arquivos e gestão de documentos, a que se refere o artigo 2º, inciso II do Decreto nº 58.052/2012, e deverá propor normas, procedimentos e requisitos técnicos complementares, visando o tratamento da informação.

Integram a política estadual de arquivos e gestão de documentos:

I. os serviços de protocolo e arquivo dos órgãos e entidades;

II. as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA, a que se refere o artigo 11 deste decreto;

III. o Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações - SPdoc;

IV. os Serviços de Informações ao Cidadão – SIC;

V. o Sistema Estadual de Controladoria - SEC.

Em relação ao Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), assinale a alternativa correta.

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