Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.

Em organizações formais contemporâneas, os dirigentes ocupam posição em uma hierarquia regida por normas impessoais. A autoridade formal concedida a esses dirigentes não garante a liderança e a condução de pessoas.

No que concerne à organização administrativa, julgue os itens que
se seguem.

Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização.

A respeito do clima e da cultura organizacionais, julgue os itens
subsecutivos.

Define-se cultura organizacional fraca como aquela em que os valores compartilhados exercem alto impacto no comportamento dos funcionários.

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também, com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?

Sobre política de compras, condizem com a verdade:

I. Política de compras significa ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo.

II. Departamento de compras é o responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor.

III. Compras ditas centralizadas são aquelas concentradas num único órgão de compras e as descentralizadas são aquelas em que cada unidade dispersa da empresa tem o seu próprio órgão de compras.

IV. Conceito de melhor compra baseia-se em boas cotações e melhores preços, apenas.

V. Quando planejamos as compras de uma UAN, consideramos cardápios, per capitas, fatores de correção e fatores de cocção.

VI. Para adquirir alimentos a preços interessantes é preciso fazer boas cotações, ter bom relacionamento com fornecedores e boa política de pagamento.

Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo.

I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.

São corretas APENAS as afirmativas

Assinale a alternativa que indique uma tática da estratégia de liderança em indústrias em declínio.

As alternativas a seguir apresentam fatores críticos para as mudanças organizacionais contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a.

As alternativas a seguir apresentam barreiras pessoais à comunicação, à exceção de uma. Assinale-a.

Assinale a alternativa que indique a ferramenta organizacional que “puxa” o fluxo produtivo a partir das necessidades da demanda.

Com relação à teoria contingencial, analise as afirmativas a seguir.

I. As organizações possuem natureza sistêmica.
II. Existem princípios universais de administração.
III. As características ambientais condicionam o ambiente organizacional.

Assinale:

As organizações têm valores, princípios, práticas, métodos e processos próprios que orientam o modo através do qual os seus membros agem. Esses elementos, de alguma forma, compõem a cultura organizacional. Todas as organizações têm cultura. A esse respeito, considere as características da cultura organizacional e seus respectivos conceitos descritos abaixo.

I - Identidade de seus membros - significa o quanto os donos da empresa estabeleceram regras para a integração das áreas operacionais.

II - Foco nas pessoas - grau com que a empresa monitora as mudanças no ambiente externo e responde a elas através da renovação de seus processos.

III - Tolerância a conflitos - grau com que os empregados são estimulados a expressar os conflitos existentes abertamente.

IV - Ênfase no grupo - grau com que as atividades realizadas na empresa estão organizadas em grupos e não em indivíduos.

Estão corretas APENAS as características descritas em

Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações.
As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos.
As empresas são sistemas abertos porque

A matriz produto-processo é muito utilizada para mostrar a relação entre características do produto e seus impactos sobre o layout, a divisão do trabalho e o fluxo de materiais, dentre outros aspectos. A versão clássica desta matriz para processos de manufatura está representada abaixo.

Imagem 026.jpg

Para que essa matriz represente corretamente a matriz produto-processo para processos de manufatura, a associação correta é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282