Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.
As atividades de marketing organizacional precisam ser autênticas para estimular a fidelidade dos clientes e usuários.
Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.
O conceito de inovação aberta envolve a comunicação eficaz com clientes e até com concorrentes organizados em redes para criação de novos produtos e serviços, a partir de ideias geradas fora dos ambientes de pesquisa e desenvolvimento das organizações.
Uma organização pode ser caracterizada pela interação entre os processos nos âmbitos político-normativo, estratégico e operacional. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
A escolha das estratégicas a serem adotadas envolve critérios de avaliação de riscos.
Foram levantados os seguintes dados a respeito da ação comercial de um vendedor:
Número de dias trabalhados = 241
Número médio de visitas por dia = 6
Índice de vendas por visita = 0,40
Tamanho médio do pedido = R$ 20.000,00
Percentagem de encomendas indiretas = 0,55
O volume de vendas diretas desse vendedor é de
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação.
Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.
A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente,
Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente
Associe os níveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, às suas principais características, listadas na coluna da direita.
A associação correta é:
É possível definir a cultura organizacional de diferentes formas, o que implica compreender adequadamente seus possíveis significados para o mundo dos negócios. A esse respeito, analise os significados apresentados a seguir.
I - Valores, crenças e padrões de comportamento.
II - Normas e rotinas envolvendo grupos de trabalho.
III - Perspectiva que guia as políticas organizacionais.
IV - Regras rígidas que impedem influências externas.
Estão corretos APENAS os significados
Observe a composição abaixo. "Trata-se do tempo que é autoimposto e não está sujeito à oposição alguma, pois nem o gestor e nem a organização podem cobrar aquilo que o administrador tinha a intenção de realizar." Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta um dos tipos de tempo, dentro da gestão do tempo, que um Administrador dispõe.
A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação
A motivação não é um traço pessoal, mas sim o resultado
da interação do indivíduo com a situação, sendo responsável pela
intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa
para o alcance de determinada meta.
Stephen P. Robbins. Comportamento organizacional. São
Paulo: Pearson Pratice Hall, 2005, p. 132 (com adaptações).
A respeito da dinâmica das organizações, julgue os itens que se
seguem.
O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações.
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.
Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.
As principais características das organizações por equipes incluem a construção de barreiras departamentais e a centralização do processo decisório.
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.
O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.
O processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa, de maneira a fazer que a informação certa chegue à pessoa certa na hora certa, é conhecido como gestão do conhecimento.