Com relação aos objetivos do planejamento, assinale a afirmativa incorreta.
As novas estratégias de negócios, com base no Modelo de Competição de Potter, estão baseadas em cinco fatores que podem levar uma empresa a mudar suas estratégias empresariais com consequências sobre seus processos de negócios. Assinale a alternativa que indica esses fatores.
Com base na Teoria Geral dos Sistemas, assinale a alternativa que apresenta os princípios da abordagem sistêmica.
“A Ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo da ação e da conduta humanas, consideradas em conformidade ou não com a reta razão”. Com relação à Ética Organizacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) É o estudo especializado do que é certo ou errado, moralmente falando. ( ) É a aplicação de padrões morais às políticas de negócios, das instituições e dos comportamentos. ( ) Preocupa‐se com julgamentos morais envolvidos em uma decisão coletiva. As afirmativas são, respectivamente,
Sobre as habilidades que se exigem de um administrador, analise as afirmativas a seguir. I.As habilidades técnicas estão ligadas à execução do trabalho e ao domínio do conhecimento necessário para executar tarefas específicas. II.As habilidades humanas são necessárias para manter um bom relacionamento e criar um ambiente de trabalho saudável. III.As habilidades conceituais permitem compreender a complexidade da organização como um todo e ajustar o comportamento de suas partes. Assinale:
Analise as fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A fase I (diagnóstico estratégico) pode ser dividida nas etapas de identificação da visão; análise externa; análise interna e análise dos concorrentes. ( ) No contexto da fase II (missão da empres(A), o executivo deve estabelecer os propósitos da empresa, sendo que estes correspondem à explicitação dos setores de atuação dentro da missão que a empresa já atua ou está analisando a possibilidade de entrada no setor. ( ) Na fase III (instrumentos prescritivos e quantitativos), o tratamento dos instrumentos quantitativos pode ser realizado por meio das etapas de estabelecimento de objetivos, desafios e metas; estabelecimento de estratégias e políticas funcionais; e estabelecimento dos projetos e planos de ação. ( ) Na fase IV (controle e avaliação), devem ser considerados, dentre outros, processos de acompanhamento para avaliar a eficiência da ação de natureza corretiva, e adição de informações ao processo de planejamento para desenvolver os ciclos futuros da atividade administrativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
No mercado de trabalho, os candidatos a uma vaga comportam-se seletivamente com relação a outras vagas, não competem entre si e têm elevadas pretensões salariais. Já em outra situação, há excessiva quantidade de candidatos, com acirrada competição entre eles e dificuldades de conseguir emprego. Essas práticas caracterizam o mercado de RH, respectivamente, em:
A característica do tipo ideal de burocracia de Weber que significa que nenhuma pessoa é empregada ou vassalo de outra, que as relações entre as pessoas que compõem as empresas são regidas pelos cargos que ocupam e pelos direitos e deveres inerentes e que o superior está subordinado a uma legislação que limita seus poderes, é denominada:
No cumprimento da missão organizacional, a postura estratégica a ser adotada pela empresa, em cuja análise interna ocorra a predominância de pontos fortes e na análise externa, a predominância de oportunidades, é a denominada:
A estrutura organizacional orgânica, que promove a flexibilidade necessária para as mudanças e adaptação a condições variáveis, apresenta a seguinte característica:
Podemos definir Arquivo como sendo um conjunto de documentos guardados e conservados ordenadamente, cuja organização e classificação devem atender às necessidades da instituição, permitindo, sempre que necessário, a utilização posterior dos documentos arquivados. Para tanto, antes do arquivamento de qualquer documento, a área responsável pelo Arquivo deve elaborar o chamado “quadro de avaliação de documentos”, que consiste em:
Por meio de qual tipo de documento oficial, que tem como destinatário um órgão público, é possível informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, ou convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos?
Dentro da administração pública os cargos a serem exercidos exigem aptidões e conhecimentos variados, portanto torna-se natural que nem todos os lugares tenham as mesmas exigências, responsabilidades e remuneração, isto é, categoria e graduação. São várias as categorias, cada uma corresponde a certo nível de habilitações, possibilidades e vantagens, formando um quadro de pessoal. A diferença das categorias se origina em cada serviço ou especialidade. Este processo é denominado:
No final da década de 1960, Henry Mintzberg realizou uma pesquisa com cinco executivos para determinar o que eles faziam no trabalho, e concluiu que os gestores desempenham dez papéis diferentes, separados em três grupos fortemente interligados, explicitados na alternativa:
“(...) este princípio, [...], veda as autorizações de forma
globalizada, tanto para a arrecadação como para gastar os
recursos financeiros obtidos. Dessa maneira, devem ser
exigidos os detalhes do plano de cobrança das receitas e do
programa de custeio e investimentos, possibilitando a devida
ação fiscalizadora.”
(Fonte: ARAÚJO, I. da P. S. ARRUDA, D. G. Contabilidade Pública: da teoria à prática.
2 Ed. São Paulo: Saraiva, 2009)
A definição acima diz respeito a qual princípio fundamental do
orçamento público no Brasil?