A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização. A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de:
Numa situação hipotética, vemos um grupo de pessoas em conversa informal, a certo ponto uma delas faz comentários sobre possíveis desvios de conduta de um conhecido do grupo, mas que não está presente, esses comentários são ofensivos. O comportamento da pessoa que fez os comentários pode ser considerado:
Segundo Chiavenato há dois tipos básicos de Recrutamento de pessoal nas empresas:
Atualmente, o processo de gestão estratégica de pessoas tem como um dos principais objetivos sustentar o caminho das organizações na direção da visão, missão, objetivos estratégicos e valores organizacionais. Verifica-se, portanto, uma significativa mudança (na gestão de pessoas), passando de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica. É exemplo desse movimento:
Sobre os objetivos e características do Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado, implementado nos anos
1990, no âmbito federal, considere:
I. Publicização, que corresponde à assunção, pelo
Estado, dos serviços próprios do denominado
Núcleo Estratégico.
II. Flexibilização, oferecendo aos gestores maior
autonomia e estabelecendo o controle e cobrança
de resultados a posteriori.
III. Desestatização, que compreende a privatização, a
terceirização e a desregulamentação.
Está correto o que consta APENAS em
Considere que determinada organização tenha optado por agrupar suas atividades concentrando em um mesmo órgão aquelas da mesma natureza ou especialidade, contemplando, por exemplo, departamento de contabilidade, de vendas e de pessoal. O critério de departamentalização adotado pela referida organização é:
A estrutura de Redes de Comunicação se dá
de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em
círculo. A este propósito, considere a representação
gráfica e as descrições abaixo:

1- Nessa rede de comunicação, a influenciação é
lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não
existe.
2- Nessa outra, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3- Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é
boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação
entre a representação gráfica e a descrição dos três
tipos de redes de comunicação:
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um
critério específico de homogeneidade, das atividades e
correspondentes recursos – humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o
agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes
a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a
alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo
de departamentalização.
A Ciência da Administração é recente, portanto ainda há muito que evoluir. No entanto, teve seus princípios fundamentados em instituições ou organizações “antigas". Assinale a alternativa CORRETA sobre as influências no desenvolvimento da Administração.
A motivação para o trabalho compreende ações que levam ao desempenho profi ssional de um indivíduo que é estimulado por determinados motivos. A este respeito, escolha a alternativa CORRETA: I - A motivação pode produzir desempenho positivo ou negativo. II - A motivação depende de fatores intrínsecos e identitários dos indivíduos. III - Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue porque satisfazem as necessidades, despertam interesse ou representam a recompensa a ser alcançada. IV - Os motivos internos não infl uenciam no desempenho do indivíduo.
Em relação à gestão patrimonial na Administração Pública, analise as alternativas abaixo e marque a assertiva CORRETA: I - O inventário físico é um instrumento de controle para a verifi cação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade. II - O inventário físico propicia o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos. III - O número de registro patrimonial deverá ser aposto ao material, mediante gravação, fi xação de plaqueta ou etiqueta apropriada. IV - Os equipamentos e os materiais permanentes receberão números sequenciais de registro patrimonial, para efeito de identifi cação e inventário.
A cada dia, empresas investem mais recursos em tecnologia e em sistemas de informação, a fi m de alcançar seus objetivos organizacionais. Analise os itens a seguir: I - Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. II - Sistemas de informação não auxiliam os gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. III - Tecnologias e Sistemas de informação contribuem para que as empresas possam criar novos produtos e serviços. IV - Tecnologias e Sistemas de informação são ferramentas que propiciam atingir altos níveis de efi ciência e produtividade nas operações, em especial, quando combinadas como mudanças comportamentais e práticas de negócio. A sequência CORRETA é:
Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Cronologicamente, a perspectiva contingencial da
administração é contemporânea à administração científica.
A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes.
Estabelecimento de critérios, mensuração de desempenho,
comparação de resultados obtidos com resultados pretendidos
e adoção de ações corretivas são fases da função de controle.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre
outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção
dos clientes com a percepção deles em relação à organização.