Dotar uma empresa ou órgão público de tudo o que é necessário para seu funcionamento: como matérias-primas, utensílios, capital e pessoas é a função de Administração definida por Fayol como
Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
A abordagem clássica da administração foi desenvolvida em razão
do crescimento acelerado e desordenado das organizações e da
necessidade de aumentar a sua eficiência. A respeito desse assunto,
julgue o item abaixo.
A disposição adequada das unidades e a definição de responsabilidades para cada uma delas, como forma de alcançar a eficiência organizacional, eram as preocupações principais da escola de administração científica.
Como proposto por Henry Fayol, o princípio geral da administração que estabelece a necessidade de especialização de empregados, desde a alta hierarquia até os trabalhadores operários, como forma de aprimorar a eficiência da produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, é o princípio da
Há quatro características específicas que servem de base para a definição de motivação: aquela que é definida como um fenômeno individual; a que é descrita, geralmente como intencional; a que tem o propósito de predizer o comportamento e aquela
A abordagem da administração de que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo, refere-se a:
Para Maslow as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação. Nesta hierarquia de necessidades, visualizadas por Maslow como uma pirâmide, são consideradas necessidades secundárias, EXCETO:
Com a “Teoria das Relações Humanas”, surge
uma nova concepção sobre a natureza do homem: o
homem social, que se baseia em alguns aspectos.
(CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.
Editora Campus, 2004. 7ª Edição.)
Analise as proposições com V(Verdadeiro) ou
F(falso). Em seguida, marque a sequência correta.
( ) Os trabalhadores são criaturas sociais complexas,
dotadas de sentimentos, desejos e temores.
( ) O comportamento no trabalho, como em
qualquer outro local, é uma consequência de
muitos fatores motivacionais.
( ) As pessoas são motivadas por necessidades
humanas e alcançam suas satisfações por
meio dos grupos sociais com que interagem.
( ) O comportamento dos grupos sociais é influenciado
pelo estilo de supervisão e liderança.
( ) As normas sociais do grupo funcionam como
mecanismos reguladores de comportamento
dos membros do grupo social.
( ) A motivação restringe-se às explicações do
estado subjetivo e entrópico das pessoas.
A Ciência da Administração aponta vários tipos de Organização. Cada tipo possui suas características próprias com vantagens e desvantagens. Com o advento da informática e da telemática, tem-se exigido um investimento permanente em treinamento e qualificação profissional. Nas grandes organizações, cada vez mais, o processo de autonomia decisória dos empregados está crescendo. Hoje se trabalha em grupo. Sobre o assunto, considere as seguintes características:
I. Linhas diretas de comunicação.
II. Descentralização das decisões: a especialidade é quem promove as decisões.
III. Ênfase na especialização: é baseada na separação das funções de acordo com as especialidades.
Aplicam-se a que tipo de organização?
O ciclo PDCA é um modelo gerencial para melhoria contínua da qualidade. Assinale a opção que apresenta, corretamente, as quatro etapas desse ciclo.
A trilogia de Joseph Juran possui três etapas:
Um sistema de informação responsável por promover a integração dos dados de outros sistemas e disponibilizar relatórios com informações relevantes para a tomada de decisões no âmbito de uma Instituição é classificado como sistema de informação
O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e
Em relação à teoria da contingência, considere:
I. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua estrutura.
II. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a performance organizacional.
III. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da teoria.
IV. Para a teoria, os fatores do ambiente interno equiparam-se aos externos à empresa, condicionando a elaboração de estratégias e táticas de ação
Está correto o que se afirma APENAS em
Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas: