O Presidente de uma organização cobrou, na entrevista de seleção dos candidatos que pleiteavam uma colocação no mercado de trabalho, como conhecimento a matéria processo administrativo bem como suas funções administrativas.
Assinale a alternativa correta que os candidatos aprovados acertaram:
A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que busca combinar as vantagens da estrutura funcional e da estrutura divisional.
Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens:
Quanto aos conceitos e características das organizações formais, avalie as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e oficialmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
( ) Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.
( ) O planejamento representa o estabelecimento de objetivos e resultados, bem como das estratégias e meios mais adequados para se alcançar uma situação futura pretendida.
( ) A direção representa o acompanhamento, o controle e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e aos resultados esperados.
Assinale a sequência correta.
Henri Fayol, durante o século 19, através da observação dos fatos e na condução de experiências, desenvolveu um modelo administrativo baseado em 14 princípios de gestão. Em relação a estes princípios, marque a alternativa que defina um destes de forma incorreta.
Segundo Taylor, as indústrias de sua época sofriam de três males: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo para sua realização; falta de uniformidade nas técnicas e nos métodos de trabalho. Para correção desses males, Taylor sugere o scientific management ou Administração Científica, que ficou conhecida como:
“_____I_____ em lugar de empirismo. ______II______ em vez de discórdia. Cooperação e não _____III____. Rendimento _____IV_____ em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem, a fim de alcançar maior ________V_______."
A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o verdadeiro, é:
Julgue o item seguinte, relativo a princípios básicos de administração.
A função administrativa de planejamento tem o objetivo de definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
A estrutura organizacional denominada de linha-staff combina elementos tanto da estrutura linear quanto da estrutura por projetos.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial (CHIAVENATO, 2014). Considerando essa afirmativa, a tarefa da administração tem como objetivo:
Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação nos ambientes corporativos é a Teoria do Reforço, desenvolvida por Skinner, segundo a qual
Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.
COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão
COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.
Assinale a sequência CORRETA.
Na análise S.W.O.T, quando uma empresa sente falta de recursos ou identifica atividades que ela não faz bem feitas, diz-se que tais fatores são chamados de:
O campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de melhorar a eficácia de empresa, é denominado:
Avalie se o planejamento estratégico:
I. Busca sempre ter uma visão holística da companhia, sem entrar muito em detalhes.
II. Define as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado.
III. É orientado às áreas e departamentos da empresa, detalhando os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
IV. Define métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
Estão de fato relacionados a planejamento estratégico os itens:
A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.
II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.
III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.
IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.
V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.