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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Folha de respostas:

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No que se refere ao comportamento organizacional, julgue o item  

Segundo a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores motivacionais estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e não estão sob o controle do indivíduo.

Quanto às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item  

Na departamentalização por processos, a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos desconsiderando‐se o arranjo e a disposição racional do equipamento utilizado.

Toda semana o diretor da empresa reúne seus subordinados e os informa a respeito do atingimento das metas estratégicas. Além disso, toda semana a direção envia newsletters para os funcionários a partir do correio eletrônico da empresa, com comentários a respeito do desempenho de cada setor.

Esses são exemplos de ações de comunicação que utilizam o canal de comunicação formal

O chefe reuniu a equipe para a fixação de metas para a venda de cursos de especialização 2020, e disse: “Quero que todos se esforcem ao máximo para aumentar significativamente o nosso faturamento no próximo ano.”

Alguns funcionários acharam que não foi fornecida uma referência útil para administrar a motivação da equipe porque, segundo a teoria de fixação de objetivos,

Na liderança de vinte funcionários, um administrador busca aumentar a eficácia da equipe com três ações: (i) atribuindo-lhes tarefas que eles considerassem valiosas e recompensadoras; (ii) incentivando-os a se esforçarem para a conquista de objetivos relacionados a essas tarefas; e (iii) vinculando recompensas extrínsecas à conquista de objetivos relacionados a essas tarefas.

Esse administrador fundamenta suas ações na seguinte teoria da liderança:

O chefe de um departamento formou um grupo de cinco pessoas para analisar algumas questões administrativas referentes ao processo de admissão de alunos de uma universidade.

 

Para maximizar a satisfação dos membros desse grupo, ele optou por uma rede formal de comunicação tipo:

Regularmente, o presidente da empresa convoca seu assessor direto para saber como está a situação na organização. Esse assessor, via de regra, apresenta os dados positivos do momento e costuma dar menos atenção ao que anda errado na organização. Ele deseja sempre agradar ao chefe e tem medo de contrariar suas expectativas.

Nesse caso, a comunicação eficaz entre essas duas partes enfrenta a barreira denominada

Estudos recentes mostram que, nos modelos de organização mais horizontalizados, a importância da figura do líder formal diminuiu significativamente.

Isso está relacionado ao fato de que

No que se refere à função de planejamento, julgue o item  

Na análise SWOT, as ameaças e as oportunidades são consideradas como fatores de criação de valor que estão sob o controle da organização.

Acerca da função de direção, julgue o item  

De acordo com a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos, quando são atendidos, podem proporcionar a satisfação dos empregados.

O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido nos anos 1990 por Kaplan e Norton, da Universidade de Harvard, é o modelo de sistema de medição de desempenho muito difundido na literatura e no meio empresarial. O BSC

A organização, ao adotar uma estratégia de diversificação, tende a se afastar dos mercados e produtos em que atua de forma predominante, o que cria a necessidade de desenvolvimento de novas competências e capacidades. No entanto, existem formas de diversificação que estão relacionadas com as capacidades atuais detidas pela empresa.

Um exemplo de diversificação relacionada é a

Com relação a processo decisório, descentralização e delegação, julgue o item subsecutivo.

Decisões operacionais dão o suporte necessário às decisões estratégicas, provendo a ligação necessária entre o estratégico e o tático.

Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.

A reengenharia é um método estatístico utilizado para traduzir as necessidades do cliente em tarefas específicas, em busca do melhor modo de se realizar cada tarefa de forma consistente.

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