No que se refere à função de planejamento, julgue o item
Em cada definição estratégica para o negócio e em cada tomada de decisão, os gestores deverão avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa.
No que se refere à função de planejamento, julgue o item
O planejamento operacional abrange cada departamento ou unidade da organização e é definido, em regra, para o exercício atual.
No que se refere à função de planejamento, julgue o item
A perspectiva de clientes do balanced scorecard inclui indicadores e medidas, como, por exemplo, satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes, aquisição de clientes potenciais e valor agregado aos produtos/serviços.
Acerca da função de direção, julgue o item
Segundo a teoria situacional da liderança, para um mesmo subordinado, o líder também pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
A cultura organizacional é o conjunto de normas elaboradas pela governança corporativa para ditar o comportamento considerado como aceitável na organização.
No que se refere à comunicação, julgue o item
A recepção da comunicação de uma pessoa é dependente do grau de empatia que a outra pessoa sente com a sua comunicação não verbal.
Quanto à gestão de processos, julgue o item
Os modelos estáticos são utilizados para demonstrar a interação entre os atores do processo e mostram seu desenvolvimento ao longo do tempo.
O gerente de uma empresa costuma consultar todos os subordinados para saber suas opiniões e impressões antes de tomar as decisões finais. Ele acredita que, dessa forma, os subordinados entenderão quais são os objetivos mais importantes e saberão mais claramente como atingi-los. Todos são encorajados a testar novas ideias e sentem-se envolvidos com as tomadas de decisão, o que os faz serem mais empenhados na execução das tarefas.
Esse estilo de liderança é denominado liderança
O funcionário de uma Universidade afirmou: “A cultura dominante desta Universidade é paternalista”.
Com essa afirmação, ele se referiu
O gerente notou que era difícil verificar o progresso das atividades da empresa em busca do alcance das metas, além de haver obstáculos para tomar ações corretivas que garantissem a realização dos objetivos da empresa.
Nesse caso, a função administrativa em questão é denominada
No setor comercial de uma grande empresa de moda, houve uma encomenda maior do que o esperado. Como resultado, a direção informou a todos que, para aquela situação, teriam de atingir a meta de produzir mais 20% de peças nos próximos 30 dias.
O atingimento de uma meta está relacionado ao conceito de
Modelo desenvolvido por Peter Drucker na década de 1950, a gestão por resultados tem enfoque em
Julgue o item a seguir, relativo a planejamento baseado em cenários, pensamento estratégico, modelos de gestão estratégica e estratégias competitivas.
A definição de competências futuras a serem requeridas de um servidor público que exercerá atribuições em um órgão pelos próximos dez anos deve compor o pensamento estratégico do gestor de recursos humanos desse órgão.
No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.
Conforme a metodologia BSC, a redução de custos dos processos administrativos, enquanto parte dos objetivos estratégicos de um órgão público, deve integrar a perspectiva financeira do mapa estratégico.
Sobre o planejamento organizacional, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Planejamento __________ é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas. Planejamento __________ é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da organização. Planejamento __________ é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando a um grau otimizado de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.