A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
A principal vantagem da departamentalização por cliente é o fato de direcionar a organização para as necessidades do cliente e não para produtos ou funções empresariais.
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
Considerando os níveis de manifestação da cultura organizacional, os rituais encontram-se em nível mais profundo que os valores e representam certos gestos, palavras, cerimônias sociais e figuras facilmente reconhecidos pelos membros da organização.
A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente alguns fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.
As alternativas a seguir apresentam aspectos da abordagem múltipla , à exceção de uma. Assinale- a.
Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.
Uma organização que tenha amplitude administrativa extensa apresenta cadeia de comando mais hierarquizada que uma organização de amplitude administrativa estreita.
A “comunicação” transforma-se em variável chave na gestão de redes organizacionais, pois a organização em rede
Com vistas a atingir seus objetivos, cada organização adota uma determinada estrutura organizacional. As teorias Clássica e Neoclássica da Administração reconhecem três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linhastaff. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.
O gerente de projeto que realiza suas atividades em uma estrutura matricial tem controle total sobre sua equipe e seu nível de autoridade é compatível com suas responsabilidades.
A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:
Considerando-se o conceito de estrutura organizacional de uma empresa, analise as afirmações abaixo.
I. O processo de organizar pode ser aplicado a qualquer conjunto de recursos, constituindo um processo decisório.
II. Tomando-se a administração como um processo, a estrutura organizacional possui forte relação com os inputs (dados de entrada) e com o processo de organização, propriamente dito.
III. O organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional.
IV. Um organograma traz informações sobre a divisão do trabalho dentro da organização, sobre a autoridade e a hierarquia e sobre a comunicação entre as unidades de trabalho.
Está correto o que se afirma em
Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
Acordos, relacionamentos mais fortes e aprendizagem individual e coletiva são resultados esperados dos conflitos interpessoais nas organizações, a menos que tais conflitos sejam disfuncionais ou intencionais.
A representação gráfica da estrutura de comando de uma organização, onde está representado o comando do centro para fora em raios delimitados, configuram um organograma:
Chiavenato (2010) apresenta as "dimensões da burocracia", originalmente idealizadas por Max Weber. As alternativas referentes a essas dimensões são corretas, EXCETO:
Julgue os itens que se seguem, relativos a processo e tipo de planejamento, estrutura organizacional e tipos d departamentalização.
A estrutura funcional, baseada na ideia de projetos, tem como característica a reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa.
Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.
A estratégia e a tecnologia são as principais forças determinantes de uma estrutura organizacional e de departamentalização, uma vez que o ambiente é uma variável dinâmica, em permanente mudança, que não permite uma relação de dependência com a organização.