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A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir. III. A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Pode-se afirmar que:

Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:

O Laboratório ZXY é um fabricante de medicamentos que adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, o ZXY quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

Segundo os trabalhos de Joan Woodward, uma organização deve ter a estrutura que melhor se adapte à/ao:

Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os

itens que se seguem.

A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho,

a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre

grupos na organização.

Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:

Julgue os itens subsecutivos, relativos a fundamentos de

organização e cultura organizacional.

Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise.

Julgue os itens subsecutivos, relativos a fundamentos de

organização e cultura organizacional.

Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações

comportamentais e estruturais na organização. Um importante

modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as

alterações estruturais necessárias ao processo de

desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do

defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que

opera uma organização é diferenciado, e a cada setor

especializado do ambiente corresponde um subsistema

organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos

setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos

subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de

diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a

necessidade de:

Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue os itens subsequentes.

Uma organização informal é constituída por pessoas

de variados níveis ou departamentos de uma organização que

se relacionam devido a interesses comuns.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.

A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho centrada em traços individuais é comum em empresas orgânicas, ao passo que a centrada em resultados geralmente é adotada por empresas burocráticas.

Empresas, como a Nike, a Paco Rabanne, a Victoria's Secret, dentre outras multinacionais, mantêm internamente as suas atividades principais focadas no negócio (core business) e terceirizam outras funções, como vendas, fabricação, distribuição, etc., às quais estão, em geral, interligadas eletronicamente a um Escritório Central. Essa estrutura é denominada de

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