Há objeções críticas pelo lado da sociologia industrial e da psicologia empresarial ao princípio da extrema fragmentação do trabalho no taylorismo. O trabalho muito repetitivo é visto como um esvaziamento do conteúdo do trabalho. O gráfico precedente apresenta a conjectura de relacionamento entre o grau de complexidade da atividade e o grau de eficácia do trabalho humano.
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item seguinte, a respeito de ergonomia.
Segundo o gráfico, não há contradição entre o trabalho inteligente e eficaz e as atividades complexas.
Quanto aos fatores que justificam a avaliação de desempenho na organização pública, assinale a alternativa correta.
Considerando as características da eficiência e da eficácia, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Considerando a auditoria de desempenho, segundo Giacomoni (2008), analise as proposições:
I. Na abordagem da análise da gestão, um aspecto a considerar é a identificação dos principais produtos, indicadores de desempenho e metas organizacionais.
II. Na abordagem da estratégia organizacional, um aspecto a considerar é o uso adequado de recursos humanos, instalações e equipamentos voltados para a produção de bens e serviços na proporção, qualidade e prazos requeridos.
III. Na abordagem da análise dos procedimentos operacionais, um aspecto a considerar é a existência de rotinas e procedimentos de trabalho documentados e atualizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Quanto à gestão de processos, mais especificamente em se tratando do desempenho de um processo, assinale a alternativa incorreta.
Os objetivos de uma organização podem direcionar a atuação de seus membros. No entanto, para que cumpram esse papel adequadamente, os objetivos devem se caracterizar pela
“O serviço ao ____I_____ é um processo cujo objetivo é fornecer _____II_____ de valor agregado à cadeia de suprimento, de maneira _____III_____, em termos de _____IV_____."
A alternativa que apresenta os termos que completam a assertiva apresentada, tornando-a verdadeira, é:
No modelo racional de decisão, o indivíduo faz escolhas coerentes e de valor maximizado, dentro de certos limites e restrições. Esse processo se faz em seis passos.
Abaixo apresentamos o primeiro e o último passos. Você deve preencher o restante dos passos por meio da escolha de um dos itens propostos.
1 – Definir o problema; 2 (?); 3 (?); 4 (?); 5 (?); 6 – Escolher a melhor alternativa.
O conceito de Eficácia Organizacional está relacionado a enxergar as organizações como sistemas abertos, em que sobrevivem as organizações que forem capazes de manter a
Sobre a eficiência, a eficácia e a efetividade, assinale a alternativa incorreta.
Eficiência e eficácia são dois critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho organizacional e individual. Relacionando ambos os critérios para a avaliação da ação administrativa, o administrador que escolhe metas certas para alcançar, mas faz mau uso dos recursos para o alcance das metas apresenta
Considerando os tipos de planejamento e os níveis organizacionais, respectivamente, assinale a alternativa com a associação correta.
O planejamento, a organização, a liderança e o controle dos recursos humanos – e de todos os outros tipos de recursos – para que se atinjam os objetivos da organização de modo eficiente e eficaz, refere-se ao conceito de:
Sobre planejamento estratégico, ferramenta necessária para orientar a evolução da Administração e auxiliar no cumprimento de suas metas, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado, organizado para que a administração alcance seus objetivos.
II. O planejamento estratégico é a ferramenta física que o administrador coloca no computador para monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos.
III. O planejamento estratégico é o detalhamento de como a Administração vai atuar para alcançar seus objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando sua visão de futuro.
Está correto o que se afirma em
Utilizar os recursos na execução de tarefas, levando ao menor desperdício, esforço, custo, retrabalho, reposição e aumentando o custo-benefício com excelência, é o mesmo que: