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O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.

Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação

As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:

Em relação aos tipos de organização, julgue o item a seguir.

A organização linear possui como característica a presença de linhas diretas de comunicação, sem intermediações entre órgãos e cargos.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

Há ruído na comunicação entre duas pessoas quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

A principal barreira da comunicação é de tipo psicológico‐emocional; trata‐se da tendência de criticar e reprovar as afirmações e os comportamentos de outras pessoas.

Acerca do trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

O feedback constitui uma das habilidades interpessoais imprescindíveis ao funcionamento produtivo de um grupo humano em qualquer contexto.

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

As reuniões somente devem ser realizadas quando realmente forem necessárias, evitando-se a sua realização apenas por hábito.

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

Recomenda-se que, em uma reunião, sejam deixados assuntos pendentes para outro momento, a fim de que sejam decididos com base em consenso ou votação.

Considerando-se que as organizações são formadas por pessoas – seres em constante mutação, a comunicação interna precisa ser sempre um foco de investimento e de reorganização para não se tornar anacrônica. Para tanto, algumas diretrizes devem ser seguidas. Preencha os parênteses V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) É preciso compreender a comunicação interna como um fluxo. Ainda que estabelecidos os canais oficiais, todos os servidores têm direito de fazer considerações e contribuir com algo. As sugestões de pauta devem contemplar todos os interesses e diferentes opiniões.

( ) É preciso estimular a repetição de temas e pautas. As mensagens se tornam relevantes quando são trabalhadas e reproduzidas à exaustão.

( ) É preciso descentralizar as ações de comunicação interna, elegendo múltiplas equipes responsáveis pelas tomadas de decisão, já que os setores de comunicação e de recursos humanos trabalham separadamente nesse segmento.

( ) Os servidores precisam estar aptos a utilizar as diversas plataformas disponíveis para se comunicar. Não adianta desenvolver um aplicativo de sugestões para smartphones e tablets se o corpo funcional não sabe lidar ou não tem acesso aos gadgets.

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

Leia o trecho retirado do site de O Globo:

“As gigantes de bebidas Ambev e Coca-Cola Brasil anunciaram nesta terça-feira, 22 de março, reconhecido como o Dia Mundial da Água, que estão se unindo para desenvolver uma série de medidas para a proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no interior de São Paulo".

Com base no conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar que o anúncio representa um exemplo de comunicação

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

Os componentes não verbais do comportamento assertivo manifestam‐se por meio de contato ocular direto, nível de voz compatível com o de uma conversação, fala fluida, gestos firmes, postura ereta, mensagens na primeira pessoa, verbalizações positivas, respostas diretas à situação e mãos soltas.

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

No processo de feedback, atribuir um julgamento de valor, como, por exemplo, certo ou errado, bom ou mau, devido ou indevido, faz parte da comunicação.

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